Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Como harmonizar a casa durante a quarentena

Carolina Paiva, Edição

Em meados de março de 2020, o mundo colocava em prática a medida de isolamento social com o propósito de evitar a contaminação do vírus Covid-19. Neste momento, bilhões de pessoas foram obrigadas a abandonar suas rotinas; algumas tiraram férias forçadas, outras tiveram sua jornada de trabalho reduzida e alguns foram submetidos ao home office.

Independentemente de qual seja a opção, a maioria de nós se viu obrigado a ficar dentro de casa, vinte e quatro horas por dia, durante sete dias na semana e – por mais agradável que o nosso lar possa ser – chega uma hora em que se torna impossível sentir-se bem dentro de casa. Por que isso acontece?

Primeiramente, nem todos têm um lar harmonioso e, por isso, ao longo do isolamento social muitas pessoas sofreram com problemas familiares. Em segundo lugar, com todo mundo dentro de casa, rodeados pela energia do medo e insegurança proporcionados pela situação atual, o clima passa a ficar denso, levando o desânimo e a tristeza para os habitantes da residência – até mesmo os mais otimistas – afinal somos muito influenciados pelas vibrações ao nosso redor.

Outro fator que nos incomoda é o ambiente que se torna um lugar rotineiro e entediante. Ver a mesma decoração por muito tempo faz com que nós fiquemos enjoados e, por isso, muitos estão aproveitando este momento para fazer adaptações e reformas na casa, o que é um bom ponto inicial para dar aquela mudada na energia do lar!

Infelizmente, pouco se sabe sobre quando realmente estaremos “livres” para viver normalmente, portanto é preciso começar a pensar em medidas que tornem o ambiente da nossa casa mais agradável, para que passemos por este momento com equilíbrio e, principalmente, para que os desequilíbrios energéticos não nos adoeçam enquanto tentamos nos prevenir do Covid-19.

Devido a todos os fatores acima, torna-se essencial fazer a manutenção da harmonia da casa, seja implementando práticas do Feng Shui para equilibrar os pontos do seu lar ou fazendo limpezas energéticas com incensos, mantras, alfazemas, orações, etc.

Afinal, com o lar devidamente equilibrado, as energias dos moradores começam a também se harmonizar e assim, viver a quarentena pode começar a se tornar um pouco mais agradável.

Ao ler tudo isso você deve estar se perguntando: “como posso deixar a casa mais harmonizada durante a quarentena?”. Essa solução é a que nós traremos para você neste artigo!

Quando pensamos em saúde energética da casa, pensamos automaticamente no Feng Shui, uma técnica de origem chinesa que é utilizada para conservar as influências positivas que estão presentes em um ambiente e redirecionar as negativas de modo a beneficiar os que ali vivem.

A preferência sempre será a de contratar um profissional para analisar a nossa casa e nos orientar, certo? No entanto, o momento atual pede economia – além do fato de essa não ser a melhor hora de convidar pessoas de fora para dentro de casa -, por isso, as seguintes dicas irão te ajudar a utilizar o Feng Shui para equilibrar os ambientes de forma simples e barata:

Cores – as cores influenciam na energia do ambiente, por isso, tons escuros como preto, vermelho ou roxo podem estimular brigas e discussões. Opte por tons claros e dê preferência a cores como azul ou lilás. No link a seguir você pode conhecer o significado das cores e escolher qual é a melhor para os ambientes do seu lar!

Limpeza é essencial – manter os ambientes limpos auxiliam na circulação da energia, porque se há sujeira em algum local da casa, a energia vital não circula, podendo ocasionar em doenças para os moradores.

Plantas são bem-vindas – além de deixar a decoração mais agradável e fazer a manutenção do ar, as plantas também ajudam na hora de equilibrar as energias, por isso, escolha bem as plantinhas que você mais gosta e as distribua por toda a sua casa!

Decoração a seu favor – se você é daqueles que gosta de quadros, opte por imagens que remetem à alegria, leveza e amor. Na hora de escolher, você pode pensar no que está buscando atrair para a sua vida e dar prioridade aos quadros que tenham ligação com este sentimento, por exemplo: se você quer atrair mais alegria em sua vida, coloque quadros de pessoas sorrindo, dançando ou paisagens com cores alegres.

Desapegue-se de tudo que você não ama – guardar objetos, móveis ou até mesmo roupas que nos remetem a coisas tristes pode baixar a nossa vibração. Por isso, tire um dia para observar tudo aquilo que não traz mais alegria e descarte de forma consciente, doando para alguém que precisa ou levando para a reciclagem.

Haja luz! – a boa circulação de ar e iluminação é um dos pontos-chave para que a harmonização aconteça em seu lar, além de ser um dos itens mais simples de se implementar. Diariamente abra suas janelas, dando boas-vindas para a luz solar maravilhosa que penetra em sua casa.

Deixe seu quarto confortável – este é o ambiente mais importante para os moradores da casa e, por isso, vale tudo que te deixe confortável. Abuse das almofadas nos tons que você mais gosta, use roupas de cama bonitas e faça a decoração a seu gosto. É importante evitar os materiais de trabalho ou estudo dentro do quarto, como computadores e televisões, mas caso não seja possível fazer isso, você pode usar uma orgonite, que além de ser um objeto que protege e purifica as energias, também ajuda a diminuir as influências eletromagnéticas dos aparelhos em nosso corpo.

Dicas para limpar a energia da casa
Imagem do ambiente interno de uma casa, que mostra a sala de estar.

Agora que você colocou em prática as técnicas simples do Feng Shui, é hora de fazer a limpeza da energia da casa.

A primeira coisa a ser feita é limpar, literalmente, todo o ambiente. Tire o pó, limpe os móveis, organize os objetos e roupas, e voilá! Parte do trabalho já está feito.

Depois disso, utilize as dicas a seguir para deixar a vibração do seu lar ainda mais alta:

Pano com alfazema
Pessoa limpando um espelho com um pano

Esta dica é para ser utilizada em toda a casa. Você vai precisar de:

1 balde com água limpa;

1 pano limpo;

Coloque a alfazema na água, misture bem e em seguida estenda as mãos espalmadas para baixo, bem acima do balde. Feche os olhos, inspire e expire profundamente algumas vezes e faça uma oração a seu modo (deixaremos uma sugestão abaixo), pedindo que aquele produto limpe todas as impurezas da casa. Depois é só passar o pano em todos os cômodos, cantando uma canção alegre, ouvindo um mantra ou até mesmo repetindo uma oração.

Sugestão de oração: Amado Deus, meu Anjo da Guarda e Seres de Luz que me acompanham. Peço que por meio das minhas mãos, essa água seja abençoada com as energias das mais altas vibrações e que, ao passá-la pela minha casa, todas as energias negativas, doentes, tóxicas e desequilibradas sejam dissolvidas e transmutadas em pura Luz. Que essa limpeza transforme o ambiente em um lugar saudável para acolher a mim e a minha família. Assim seja e assim é!

Os incensos estão sempre presentes quando o assunto é “purificar”. Afinal, eles representam o elemento fogo e nada melhor do que ele para queimar tudo o que há de ruim naquele ambiente. Além disso, os incensos contém outros elementos cujas energias podem trazer benefícios para a casa.

Portanto, segue uma lista de incensos que serão perfeitos na hora de harmonizar a sua casa:

Incenso de alecrim: afasta os pensamentos negativos e traz a alegria para a nossa casa;

Incenso de canela: purifica o ambiente e também auxilia em questões financeiras;

Incenso de jasmim: limpa as energias do ambiente e aumenta a nossa força física;

Incenso de lavanda: a lavanda é excelente para trazer energias de tranquilidade e bom humor para o seu lar;

Incenso de arruda: a arruda é conhecida e utilizada para as purificações e proteção espiritual, além de auxiliar a aumentar a autoconfiança das pessoas ao redor.

Cristais
Três cristais sobre um balcão de madeira.

Outro aliado essencial na hora da limpeza e proteção energética é o bom e velho cristal.

Há uma infinidade de cristais disponíveis no mercado e tudo o que você precisa fazer é descobrir qual se adequa melhor a sua necessidade. No entanto, há alguns cristais-chave como os quartzos branco, rosa e verde, ou ametistas, que trazem consigo diversas funções, além de serem fáceis de encontrar.

O quartzo branco pode auxiliar a trazer paz para o ambiente;

O quartzo rosa equilibra as energias do amor – em todos os sentidos – e também pode auxiliar com a prosperidade financeira;

O quartzo verde proporciona energias de saúde no ambiente ou na pessoa que o utiliza;

A ametista é um poderoso cristal de transmutação de energias.

Lembre-se de limpar os cristais a cada trinta dias em água corrente e deixe-os por uns 15 minutos no sol para energizá-los.

Orações
As preces também são maneiras fantásticas de trazer o equilíbrio para a nossa mente e para o nosso lar. Afinal, por meio dessa ferramenta poderosa podemos canalizar as energias vindas do alto, de fontes mais puras, que podem nos ajudar a harmonizar o nosso lar.

Portanto, experimente fazer suas orações diariamente, pedindo por toda a sua família e pela saúde da sua casa.

A seguir, encontre algumas orações que podem te ajudar neste momento:

Oração da positividade: Meu senhor Deus, a ti entrego a energia do meu ser. Cuide da minha alma, da minha casa e da minha família. Equilibre nossas energias, faça com que nós sejamos ímãs que atraem somente boas energias para o nosso lar e que nós consigamos transmitir somente energia positiva para os nossos familiares. Meu Pai, sei que toda energia boa do mundo provém de ti, portanto ilumina-nos o tanto que for necessário com a sua positividade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oração da prosperidade: Supremo Deus de Infinita bondade, sou um ser sadio, rico e feliz! A minha família também se encontra sadia e feliz. A minha mente, pensamento e emoções são perfeitos e sadios. A harmonia e a riqueza fazem parte de todas as células e átomos do meu corpo. Desintegram-se agora todos os medos, conflitos e crenças anteriores, fortalecendo o merecimento de receber saúde, riqueza e felicidade. Abençoe o nosso lar com abundância e prosperidade. Amém!

Oração para o Anjo da Guarda: Santo Anjo da Guarda, meu poderoso protetor, guardai-me sempre na paz de vosso amor. Dos perigos, livrai-me; do mal, libertai-me; nos momentos de angústia, consolai-me! Durante o sono, velai sobre o meu descanso, não deixais o mal de mim se aproximar. Sob as asas do seu amor, possa meus sonhos habitar! Nesta noite de luz, afugentai as trevas do medo, afastai também as tentações, para que minha alma tranquila descanse sem aflições. Que no alvorecer de um novo dia eu acorde feliz e restaurado, e seja para o mundo testemunha de ser sempre por vós amado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente