Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mulher

Como mudar a energia para trabalhar em casa

Carolina Paiva, Edição

A falta de energia tem sido um desafio para trabalhar em casa? Saiba que você pode energizar o ambiente para deixar o home office produtivo e cheio de motivação. Veja como!

Um dos relatos mais frequentes daqueles que estão trabalhando em casa é a dificuldade em manter o ritmo de trabalho. Você sabia que essa queda na produção pode ter relação com a aura do ambiente?

Para ter um home office produtivo, veja estas dicas práticas de como mudar a energia à sua volta para trabalhar em casa com qualidade.

Dê uma cara nova
Para muita gente o home office nada mais é do que uma mesa no canto de um cômodo, com um computador e uma cadeira de escritório. Esse tipo de configuração pode acabar provocando um sentimento de desânimo, fazendo com que você não queira, de fato, começar a trabalhar.

Felizmente não é preciso fazer uma reforma para dar outro ar ao seu home office: com pequenas mudanças é possível energizar o espaço. Para começar, coloque alguma planta perto da mesa, uma vez que as flores têm o poder de absorver qualquer sensação ruim que apareça ao longo do dia.

Você também pode procurar um cristal para colocar sobre a escrivaninha ou escolher pedras que atraiam determinadas energias, como produtividade, tranquilidade ou foco. Além disso, vale colocar um cheirinho agradável na mesa para que o seu olfato seja ativado com a sensação correta.

Simplifique ao máximo
Muitas vezes gastamos nosso tempo precioso em tarefas que poderiam ser automatizadas e que acabam drenando a nossa energia. No trabalho existem diferentes situações que podem ser mais simples, desde o pagamento de contas até a organização dos documentos no computador. Por isso, tire algumas horas da sua semana para analisar tudo o que pode ser feito de forma otimizada.

Para quem trabalha com tarefas administrativas, contar com programas que cumprem tarefas específicas pode fazer toda a diferença. Um bom exemplo está no PDFelement, um editor de documentos que converte PDF em Word e em vários outros formatos e que, além disso, tem uma tecnologia de reconhecimento de caracteres, para que você edite no computador os arquivos. Bem mais prático, não é mesmo?

E essa é só uma das situações que podem ser mais fáceis. Você pode baixar aplicativos de gestão financeira, utilizar sites que organizam a sua rotina ou ainda manter uma agenda online com os principais compromissos para não perder nada.

Mantendo a rotina
Por mais irresistível que pareça assistir àquela série recém-lançada e depois compensar o tempo trabalhando até mais tarde, essa ideia é bastante prejudicial em matéria tanto de saúde quanto de energia. Há quem diga que a rotina é algo chato, mas saiba que essa programação prévia é fundamental para que possamos depositar nosso esforço e nosso foco no que realmente importa.

Isso não significa que você não pode mudar a ordem dos afazeres no seu dia, porém é importante tentar ter horários fixos para alguns momentos-chave do dia, como o almoço, o jantar e a hora de dormir.

A falta de rotina opera como um verdadeiro efeito dominó quando a desordem de uma tarefa impacta na outra, que vai impactar em outra e assim sucessivamente. Vale dedicar alguns minutos da sua manhã para listar tudo o que precisa ser feito e se esforçar para cumprir.

Pausas estratégicas
Para ter um home office produtivo é preciso manter a mente leve, e a melhor forma de se conseguir essa tranquilidade é fazendo pausas ao longo do dia. Seja você alguém que foi deslocado para trabalhar em casa pela empresa, seja alguém que quer começar a trabalhar a distância, saiba que é impossível manter a energia em alta sem algumas paradas.

Há quem utilize o método Pomodoro para manter a produtividade e a mente em dia. Esse método propõe o trabalho focado por 25 minutos e paradas de 5 minutos, além de ciclos maiores com o passar do tempo. Nessas paradas o ideal é sair do computador, caminhar pela casa, fazer um alongamento ou olhar o horizonte.

Mantendo a energia
E se mesmo com todas as dicas anteriores você ainda sentir que falta energia para trabalhar em casa, vale fazer estas pequenas simpatias para mudar o ambiente. Confira:

– Acenda incensos ou utilize os difusores elétricos para colocar óleos essenciais que ativam a produtividade. Bons aromas para energizar são: limão, Vetiver, sálvia, alecrim e sândalo.

– Considere mudar de lugar os móveis do seu home office seguindo os conceitos do Feng Shui.

– Não deixe acumular bagunça na sua mesa, já que a desordem também provoca más sensações. Tire 5 minutos do seu dia para fazer uma pequena arrumação.

– Quando as coisas estiverem complexas, procure uma área onde bata o sol, posicione-se sob a luz e respire bem fundo três vezes.

– Por fim, comece e finalize sempre o seu dia com um mantra ou uma oração, para acalmar a mente, trazer boas energias ao ambiente e praticar a gratidão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente