Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Rins e pulmões

Complicações da Covid cercam e preocupam turma abaixo dos 50

Publicado

Foto/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

Adultos mais jovens que foram internados no hospital com covid-19 têm um risco alto de sofrer complicações, segundo um estudo feito no Reino Unido. Quatro em cada 10 pessoas entre 19 e 49 anos desenvolveram problemas nos rins, pulmões ou outros órgãos durante o tratamento.

A pesquisa analisou 73.197 adultos de todas as idades em 302 hospitais do Reino Unido na primeira onda de covid, em 2020. “A mensagem é que esta não é apenas uma doença de idosos e frágeis”, o cientista Calum Semple, que liderou a pesquisa.

“Os dados reforçam o fato de que a covid não é gripe e estamos vendo até adultos jovens chegando ao hospital sofrendo de complicações significativas, algumas das quais exigirão monitoramento adicional e potencialmente mais tratamento no futuro.”

O estudo — conduzido por pesquisadores em sete universidades do Reino Unido, além do Departamento de Saúde e Assistência Social e a agência de saúde pública da Inglaterra — analisou o número de complicações nas pessoas que precisam de tratamento hospitalar para covid-19.

No geral, cerca de metade de todos os pacientes sofreu pelo menos uma complicação durante a internação — a mais comum foi renal, seguida por lesão pulmonar e cardíaca.

Publicidade
Publicidade