Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Comportas do Paranoá, cheio, são abertas por medida de segurança



A CEB abriu as três comportas na barragem do Lago Paranoá, devido ao volume de chuvas. O lago atingiu os 1.080 metros acima do nível do mar, considerado limite de segurança. Os compartimentos estão abertos em 60 centímetros para dar vazão à água e diminuir o nível da água.

A vazão da água está em 200 mestro cúbicos por segundo. O limite é estabelecido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

A água escoada na barragem é utilizada para gerar a energia elétrica que abastece a região central do Plano Piloto. As comportas do Paranoá não são reabertas desde janeiro de 2013. Na ocasião, dois dos compartimentos foram abertos em 40 cm.

A abertura neste ano ocorre porque o volume de chuvas tem sido grande no DF nos últimos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, nos 24 dias do mês choveu o equivalente a 301 milímetros, 60% a mais do que o previsto para o mês todo, que era de 180 milímetros.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2021 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente