Plantas em flor

Comunidade nipônica comemora chegada das cerejas

Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil
Daniel Melo

A comunidade nipônica no Brasil está celebrando, nos últimos dias, a floração das cerejeiras, árvore que é um dos símbolos da cultura japonesa. O período em que as flores desabrocham dura apenas alguns dias e, no Japão, coincide com o início da primavera.

No Brasil, a floração é festejada em vários locais. Durante o último fim de semana, a capital paulista recebeu a 40ª Festa da Cerejeira, no Parque do Carmo, na zona leste. Nos próximos dias, ainda é possível contemplar as flores delicadas de tonalidades que variam entre o branco e o rosa.

O Carmo tem cerca de 4 mil pés de cerejeira. As primeiras 500 mudas foram plantadas em 1978 em um projeto idealizado pelo imigrante Hisayoshi Kataoka, com apoio da prefeitura de São Paulo e do Consulado do Japão.

O município de Frei Rogério, em Santa Catarina, abriga uma comunidade japonesa e também homenageia a árvore no próximo dia 26 de agosto, quando ocorre a 20ª Festa da Florada da Cerejeira, no Parque Sakura. O evento recebe em média 1,5 mil pessoas que podem assistir e participar de diversas atrações culturais, como o cerimonial do chá, danças, Kendô (luta), caligrafia japonesa, além de provar comidas típicas.

Já Campos do Jordão (SP) recebe 50ª Festa da Cerejeira. As festividades começaram no último dia 21 de julho e terminam no próximo domingo (12), no Parque das Cerejeiras. A programação conta com apresentações de música tradicional japonesa, mas também de outras culturas.

COMPARTILHE