Curta nossa página


Muita cor

Conheça as melhores dicas para decorar a mesa na Páscoa

Publicado

Autor/Imagem:
Thaís Ferraz

Apostar em cores e objetos de decoração que flertam com o lúdico — de acordo com Amelinha Amaro, especialista em mesas decoradas, essas são as duas principais dicas para quem deseja montar uma mesa festiva elegante, divertida e charmosa para a Páscoa.

“Apesar de ser uma comemoração com mensagem cristã profunda, a Páscoa também tem muito a ver com as memórias afetivas da infância”, explica. “Por isso, a decoração de Páscoa deve representar muito bem esses dois lados”.

Para ajudar você nesta empreitada, separamos 5 dicas de Amelinha para ajudar a compor a mesa de Páscoa ideal. Confira:

Invista em cores – “A Páscoa é uma época muito colorida”, explica Amelinha. “Por isso, é essencial que a decoração aposte em alguma cor, mesmo que ela seja monocromática”.

Para a especialista, as cores mais indicadas são aquelas que remetem aos principais símbolos pascais, como o verde e laranja da cenoura e o branco e vermelho do coelho. Além delas, o verde, que lembra a natureza, também pode compor a ambientação.

Para completar a decoração de Páscoa para mesa, toalhas com estampas lúdicas ou que usam e abusam do xadrez e das bolinhas também são uma boa pedida para a ceia. Combinadas à outros elementos decorativos, elas contribuem para dar o tom alegre da celebração.

Capriche nos enfeites – Acessórios temáticos, sejam eles adquiridos em lojas ou feitos em casa, também não podem faltar. Símbolos da Páscoa devem estar presentes na decoração: pão e vinho, por exemplo, são interessantes para quem quer transmitir a mensagem católica da celebração; chocolate e coelhos, por outro lado, são ideais para quem aposta no lado festivo da data.

Compor arranjos de Páscoa é sempre uma boa ideia, mas Amelinha alerta para um cuidado que deve ser tomado: “A ideia da Páscoa é que os convidados se juntem à mesa; por isso, arranjos centrais altos devem ser evitados, uma vez que eles dificultam a comunicação entre as pessoas”.

Determine o estilo – De acordo com Amelinha, o tom da decoração deve ser guiado por dois fatores: o tipo de celebração pretendida e o estilo dos convidados que serão recebidos.

Comemorações mais requintadas, por exemplo, podem ter decoração mais discreta e contar com utensílios de porcelana, talheres de prata e copos de cristal. Ceias mais festivas podem apostar no colorido e em louças de cerâmica e vidro.

Pense nas crianças – Se a festa contará com a presença de crianças, isso também deverá ser levado em consideração. “Você deve se perguntar quantas crianças estarão na festa, qual é a sua relação com essas crianças, se você quer que elas se sentem à mesa junto com os adultos ou não…todos esses fatores influenciam na decoração”, explica Amelinha. “Se a festa contará com a presença de muitas crianças, é melhor evitar a hiper sofisticação”.

Como fazer uma decoração – Se você está procurando por ideias de decoração de Páscoa “faça você mesmo”, temos uma boa notícia: de acordo com Amelinha, é possível, sim, criar uma boa decoração de Páscoa simples e barata. “Existem muitas opções de acessórios, arranjos simples…tudo depende da sua criatividade”, afirma.

Confira algumas ideias de Amelinha para uma decoração de Páscoa DIY:

1. Usar vasos de flores e plantas já existentes em casa para compor a decoração da mesa;
2. Criar arranjos simples utilizando itens encontrados em hortas ou feiras, como cenouras, alecrim e salsão;
3. Esvaziar ovos de galinha, pintá-los e pendurá-los em um arranjo feito com galhos secos;
4. Reunir garrafas de vidro coloridas (verdes e brancas, por exemplo) e de diferentes tamanhos;
5. Compor a mesa com diversos coelhos, sejam de pelúcia, dobradura ou pintados em itens como copos e guardanapos;
6. Colocar pão e vinho em um ponto da mesa para remeter ao significado religioso da celebração;
7. Espalhar chocolate, preferencialmente temático (em forma de ovinhos, coelhinhos, etc) pela mesa.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.