Curta nossa página


A dieta

Conheça cinco dicas para uma reeducação alimentar

Publicado

Autor/Imagem:
Roberta Lopes - Foto Divulgação

Grande parte da população começa e termina dietas quase que diariamente. O peso atual e o corpo não agradam, mas a tentação das comidas mais rápidas e muitas vezes vistas como mais saborosas é imensa. Manter-se em uma dieta não é tarefa fácil, mas tudo depende do que você realmente almeja pra sua vida.

Uma reeducação alimentar pode ser o grande segredo para você finalmente conseguir uma vida mais saudável e um reflexo no espelho que te deixa mais feliz.

Confira abaixo cinco dicas que podem te ajudar a começar efetivamente uma reeducação alimentar. Garanto que a chance de sucesso dela é bem maior do que qualquer dieta maluca que você já tentou seguir.

1- Evite industrializados
Quanto mais “comida de verdade” você conseguir comer, melhor será para seu organismo. Além do emagrecimento, que é o objetivo de muitos, a comida caseira ainda te proporciona uma quantidade significativa de nutrientes que as comidas que já vem prontas ou semi-prontas não te proporcionam. Experimente fazer o molho de tomate usando apenas este legume tão cheio de nutrientes e procure uma receita de nuggets feitos com peito de frango e temperos frescos. Te garanto que além da saúde, o sabor deles é extremamente superior àqueles que você já pega pronto nas gôndolas dos supermercados.

2- Frutas, verduras e legumes ao longo do dia
A regra é clara: descasque mais e desembale menos. Quanto mais porções de frutas, verduras e legumes você conseguir incluir na sua alimentação diária, melhor. Isso porque elas tem uma quantidade significativa de vitaminas, fibras e outros elementos que te dão saciedade e ainda melhoram sua disposição e humor. Varie ao máximo o tipo de frutas, verduras e legumes, pois cada um tem propriedades específicas.

3- Descubra novos sabores
Ok, entendo que você tenha provado jiló quando criança e achado horrível. Mas você sabia que nosso paladar muda ao longo da nossa vida? Se eu fosse você, daria uma nova chance para os alimentos e temperos. De repente você diz que odeia berinjela e se descobre apaixonado por uma lasanha feita com este ingrediente tão rico em nutrientes e super amigo da dieta.

4- Dê preferência a grãos integrais
Não precisa retirar pães e massas da sua alimentação pra sempre, apenas tente se controlar e reduza. Sempre que comer, dê preferência a grãos integrais, pois além de dar uma saciedade maior e te fazer comer em menor quantidade, eles ainda podem te proporcionar mais saúde através de seus nutrientes. Lembre-se sempre que o problema não é comer carboidratos, mas sim comer carboidratos chamados de “vazios” pois não possuem nenhum nutriente.

5- Fique longe de restrições severas
Se você não tem nenhuma restrição por conta de saúde (problemas de digestão com glúten, doença celíaca ou alergia a leite, por exemplo), não existe motivo plausível para que você retire de vez algum alimento de sua rotina alimentar. Isso porque quanto mais restringimos, mais temos vontade de comer e corremos o risco de comer uma quantidade absurda quando não conseguirmos mais controlar. O ideal é que você aprenda a comer e dê sempre preferência àquilo que for saudável, mas jamais se prive de comer um chocolate de boa qualidade ou um pedaço de bolo na festa do seu amigo.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.