Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Conheça cinco maneiras de ampliar o ambiente

Foto: Divulgação
Anelisa Lopes

Você já reparou que todo empreendimento que conta com espaço decorado para visitação usa e abusa de espelho nas paredes? O elemento é o recurso mais comum para dar impressão de amplitude em um cômodo, desde que seja usado da maneira correta. Há outras maneiras, no entanto, de aumentar a amplitude dos ambientes.

1. Cores – O uso de cores claras (de preferência branca) no teto, rodapé e guarnições de portas e janelas iluminam o local, mesmo se as paredes tiverem outra tonalidade. Já um tom escuro na parede de fundo tende a dar a impressão de mais profundidade.

2. Piso – Piso uniforme e sem muitos detalhes dão a impressão de mais espaço. Se a ideia é integrar cozinha e área da varanda, pense em um porcelanato de cor clara e neutra para atingir este objetivo.

Mesmo piso em vários ambientes aumenta sensação espacial. Foto: arquivo pessoal

3. Listras – Listras alongam os espaços, principalmente se estiverem em tapetes e papéis de parede. Lembre-se de que os tapetes devem ter o comprimento do sofá e na maior parte das vezes seguem embaixo dos pés do móveis.

Listras dão sensação de amplitude ao ambiente.
Foto: Arquivo pessoal

4. Não rebaixe o teto – Se o pé direito do cômodo for alto – acima de 2,30 metros – e não há planos para mudar a iluminação por meio da instalação em placas de gesso, mantenha a laje e use luminárias, variando a coloração das lâmpadas (de branca a amarelada) conforme o ambiente.

5. Iluminação natural – Luz natural tem papel importante na sensação espacial do lugar. Se for possível que a luz invada o cômodo, opte por persianas que podem ser totalmente recolhidas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente