Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Ambiente de trabalho

Conheça dicas de mais produtividade e convivência

Publicado

Foto/Imagem:
Horoscopo Virtual - Edição de Carolina Paiva

Nosso signo diz muito a nosso respeito, em todos os aspectos da nossa vida, seja na questão pessoal, seja na profissional. Apesar de ninguém ser igual nem apresentar o mesmo comportamento o tempo todo, os signos atribuem características comuns aos seus nativos, tanto as boas quanto as ruins. E é preciso saber lidar com ambos os lados dessa moeda, para que possamos tirar o melhor proveito das situações na vida.

No ambiente de trabalho, por exemplo, onde a competitividade é enorme, a capacidade de administrar as emoções fará toda a diferença para o nosso futuro profissional. Às vezes uma situação desagradável, uma tomada de decisão errada ou mesmo um colega capaz de testar a nossa paciência pode tornar o ambiente de trabalho insustentável ou ainda frustrar aquela promoção tão esperada.

Saber aprimorar os pontos fortes e reverter os pontos fracos em vantagem são os segredos para uma convivência agradável e para ser bem-sucedido no mundo corporativo.

Será que você se identifica com os traços que listaremos a seguir? Bate direitinho com o seu signo? Listamos aqui algumas dicas para ajudar você a se sair bem diante dos desafios e trilhar o caminho para o sucesso profissional. Confira!

Áries
Arianos são impetuosos e às vezes muito impacientes. Com eles, tudo é na lata. São diretos, retos e sabem expressar-se sem rodeios. No ambiente corporativo, essas qualidades podem ser pontos fortes, se forem bem lapidadas e usadas de forma positiva. Por exemplo: o poder de usar esse ímpeto como arrojo para encarar novos desafios, porque um ariano não tem medo de disputas. Quando entra, é pra ganhar.

Pessoas que podem irritar um ariano são aquelas que demoram para agir e que pensam muito antes de fazer algo. Imagine o martírio que deve ser ter um colega prolixo, que, para fazer uma apresentação, demora uma eternidade… ou um chefe que vive criticando tudo e sempre interfere no trabalho! Agora, se o ariano for o chefe, o que pode tirá-lo do sério é um funcionário não fazer o trabalho conforme o solicitado. Aí… saí de baixo!

O ideal é fazer um esforço para não colocar o carro na frente dos bois e identificar a hora certa de agir. Pode ser difícil, mas a paciência – pelo bem do seu emprego e da sua sanidade mental – é um exercício que deve ser praticado religiosamente pelo nativo de Áries. É preciso ter em mente que nem sempre as coisas serão do seu jeito. Tente distrair a mente e pense nos próximos desafios, pois é isso o que alimenta o seu coração.

Touro
Os taurinos são pessoas tranquilas de se lidar no dia a dia. A maioria é extremamente dedicada ao trabalho, do tipo que não nega hora extra. Sentem-se melhor em ambientes corporativos calmos e harmoniosos. Sua preferência é por profissões estáveis e que proporcionem alguma estabilidade financeira.

São ótimos gestores, bastante pacientes e levam muito o serviço a sério. Mas isso também pode ser um pequeno problema, caso tenham que trabalhar com alguém que não seja tão dedicado assim. Imagine um taurino convivendo com um colega negligente, que não faça as coisas com o mesmo afinco? Pode não sair confusão, mas o trabalho pode se tornar um tanto quanto desagradável e desmotivador para a pessoa desse signo.

Outra questão que incomoda os nativos de Touro é a pressão. Eles não lidam bem com esse tipo de situação e podem ficar estressados ou ansiosos, então tudo precisa ser no ritmo deles. Mas sabemos que ambiente de trabalho não é um parque de diversões, então não tem jeito. Haverá momentos em que a pressão virá, então o taurino precisará saber dosar sua teimosia e lidar com isso de forma que não prejudique seu emocional.

Uma boa dica é usar a persistência e a responsabilidade a seu favor. Na maioria das vezes, saber que é preciso cumprir uma tarefa fala mais alto para a pessoa desse signo, aí ela aprende a dar o braço a torcer (algo pouco comum entre os taurinos).

Gêmeos
Os geminianos são inquietos por natureza. Gostam de estar à frente de tudo, querem se informar e munir-se de conhecimento. Versáteis e criativos, eles conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. Alguns, inclusive, têm mais de uma formação em área completamente diferente (exatas e humanas, por exemplo).

São muito comunicativos e adoram receber os novatos na empresa, agregando-os ao time. Apesar dessa capacidade de comunicação, quando o geminiano é o “calouro”, ele precisa de um certo tempo para se enturmar e se adaptar ao ambiente de trabalho. Mas, uma vez estabelecido, sabe ser persuasivo e tem uma habilidade exímia de expor suas ideias e de fazer argumentações, sempre muito respeitadas, inclusive por seus chefes.

No entanto atividades muito repetitivas e rotineiras podem ser um martírio para as pessoas de Gêmeos. Outro problema que elas podem encarar é a dispersão. Não acontece com todo geminiano, mas a maioria pode experimentar momentos de falta de foco, e aí não conseguem terminar uma atividade. São os típicos multitarefas: milhares de abas abertas no computador, ao mesmo tempo em que saem para tomar um café e no meio do caminho param para conversar com algum colega. O jeito é, em primeiro lugar, admitir que quem faz tudo ao mesmo tempo não faz nada, no fim das contas. É preciso ter foco, responsabilidade e organização. Quanto ao tédio com tarefas repetitivas, uma hora vão ter que fazer, não tem como escapar. Uma boa solução é abusar da criatividade para fazer as mesmas atividades. Invente uma forma diferente para realizá-las todo dia, para não sentir o peso da monotonia.

Câncer
O nativo desse signo é uma pessoa sensível e intuitiva. É dedicado em tudo o que faz, mas precisa de um estímulo emocional para fazer, ou seja, um propósito. Uma de suas maiores qualidades, em especial no ambiente de trabalho, é ser alguém extremamente prestativo, que não mede esforços para ajudar os colegas ou, se for chefe, liderar e orientar seus funcionários.

Os cancerianos vestem a camisa da empresa, principalmente se perceberem que os valores dela estão alinhados aos seus e se sentirem confiança e segurança no ambiente corporativo. Nesse caso, são os melhores profissionais que alguém poderia contratar.

Mas o excesso de emotividade pode ser a “kriptonita” desses nativos. Se não souberem controlar suas emoções, podem colocar muita coisa a perder. Atitudes muito desenfreadas, como levar as coisas para o lado pessoal, podem indicar imaturidade, o que é condenável no ambiente corporativo. Em primeiro lugar: nem tudo é feito para atingir você, então não perca tempo com mágoas e ressentimentos, pois trabalho é trabalho. Até podem existir aquelas pessoas antiéticas, mas tente resolver de forma profissional e sem afetações.

Outro problema é a crítica, que nem sempre é bem-recebida pelos cancerianos, justamente por essa tendência a levar para o lado pessoal. Aceite as críticas e tente melhorar ou ao menos argumentar de forma madura em sua defesa. Mas não deixe que isso afete seu desempenho. Agora, se nada disso estiver funcionando e você se sentir muito abalado, siga a sua intuição e veja se não é hora de mudar (você mesmo ou o seu emprego).

Leão
Leoninos são pessoas enérgicas e automotivadas. São empreendedores e muito arrojados, mas precisam de autonomia e reconhecimento na carreira. Trabalhar em equipe, para eles, não é problema e eles sabem exercer uma liderança admirável. Além disso, eles têm grande habilidade para serem notados, em especial pelos chefes. Sabem influenciar pessoas e estão sempre com foco nos cargos de mais notoriedade. O trabalho, para o leonino, é o meio para se realizar, pessoal e materialmente.

O seu forte não é só o próprio entusiasmo, porque eles também sabem motivar a equipe. Nos momentos de desânimo, eles são os primeiros a demonstrar garra e afinco, contagiando todos e criando um clima de cooperação, num verdadeiro mutirão para o sucesso de todos.

Mas toda essa automotivação e pique nem sempre conseguem esconder uma característica que os nativos de Leão insistem em ocultar: a insegurança. Por serem pessoas vaidosas, e por vezes passarem a ideia de serem arrogantes e convencidas, temem absurdamente não alcançar o sucesso que tanto almejam. Podem tentar ser intolerantes e exigir as coisas do seu jeito, muitas vezes de forma autoritária, para evitar que seus desejos não se realizem.

O jeito é trabalhar mais a humildade e reconhecer que todos erram e que nem sempre ganhamos. Entenda que perder também faz parte ajuda a corrigir os erros, trazendo aprendizado. Aprenda também a respeitar os limites de suas ações, pois você tem um magnetismo natural, então não precisa impor suas vontades às pessoas. Lembre-se de que está lidando com seres humanos, portanto não pode passar por cima dos outros para obter o que quer. Seu talento mais interessante é justamente ser motivador e cheio de vigor. As pessoas vão te seguir naturalmente.

Virgem
Os nativos de Virgem são sistemáticos e críticos. Seu primeiro nome é “trabalho”, o sobrenome é “perfeito”. Altamente dedicados e responsáveis, são conhecidos por jogar limpo no ambiente corporativo, além de serem solidários e prestativos.

No cargo de chefia, são generosos e gostam de orientar os seus funcionários. Mas são exigentes e não se sentem muito confortáveis quando as coisas não saem do jeito deles – que, segundo eles mesmos, é o único correto. E nem adianta contestar. Se não for do jeito deles, você está fazendo errado.

Como pontos fortes, os virginianos têm uma excelente capacidade de observação e são bastante analíticos. Isso significa grande habilidade para resolver problemas e uma excelente aptidão para criar projetos incríveis, quase em um nível de perfeição. Há também, nesse nativo, um grande senso de responsabilidade, o que permite que ele cumpra suas tarefas com muita eficiência e sem procrastinar. Por essa qualidade, costuma-se dizer que a pessoa desse signo é “chefe de si mesma”.

Em contrapartida, os virginianos tendem a ser traídos pelo seu senso crítico. O perfeccionismo pode fazer com que eles fiquem dispersos, já que acabarão por focar somente em atingir o estado de perfeição. Com isso, eles podem se tornar controladores com seus colegas ou subordinados. A obsessão por encontrar falhas em tudo também é um problema que eles devem trabalhar, porque não existe nada perfeito. Nem eles mesmos são.

A dica para esse signo é entender que nem tudo sairá como o desejado, mesmo com um planejamento rigoroso, e que as pessoas têm o direito de errar. Controle a sua mania de perfeição e encare as coisas com mais leveza. Aprenda a rir um pouco das falhas. Depois é só respirar fundo e seguir em frente, revigorado, para os próximos desafios.

Libra
Os diplomatas do ambiente de trabalho, esses são os librianos. Simpáticos, eles se dão bem com todo mundo e não há quem não goste deles. São aquelas pessoas que recebem os novos colegas com carinho e de braços abertos.

As pessoas desse signo recebem críticas numa boa, adoram ouvir e estão sempre dispostas a melhorar os seus pontos negativos, graças ao dom da diplomacia. E esse dom também lhes permite analisar os dois lados de uma discussão, o que faz com que sejam boas ouvintes e as primeiras a serem procuradas para resolver conflitos. Como chefe, sabem pontuar todas as questões – positivas e negativas – com delicadeza e argumento, e isso faz com que as pessoas aceitem muito bem as suas críticas sempre construtivas e de olho em resultados.

Entre as qualidades desse nativo, destacam-se a sua habilidade em lidar com o público, seu pensamento lógico e a inteligência acima da média. Se o ambiente de trabalho for harmônico, ele será um profissional altamente produtivo, competente e motivado.

Em contrapartida, se ele não encontra um ambiente favorável, tende a se tornar emocionalmente instável, desmotivado e ainda pode demonstrar um pouco de ansiedade. Como gosta de pensar muito antes de agir, qualquer pressão pode ser estressante para ele. A diplomacia também pode se reverter em uma vontade de agradar a todos, o que pode não ser muito bom, pois sugere falta de posicionamento e superficialidade. Uma dica é aprender a se posicionar, mesmo que isso possa desagradar alguém. Não tenha medo de opinar e de votar contra (quando for da sua vontade). Outra coisa importante: entenda que o ambiente de trabalho pode ser desmotivador, mas a força pra encontrar um propósito vem de dentro de você, então não espere isso dos outros, ainda mais em um ambiente corporativo.

Escorpião
Oito ou 80, essa é a definição mais digna para o nativo desse signo. Com ele não tem meio-termo. O que ele quer, ele consegue, graças à sua garra e à sua perspicácia.

No ambiente de trabalho, ele costuma ser compenetrado, focado e tem grande iniciativa. Se estiver no início de carreira, vai dar tudo de si para ser efetivado, promovido e conquistar seu lugar ao sol. É com essa obstinação, com esse ímpeto, que ele vai correr atrás de tudo o que deseja. Se não estiverem felizes, porém, não importa o quanto tenham percorrido, eles são capazes de jogar tudo pro alto e partir para outra.

Seu ponto forte é justamente essa paixão, que move seus ideais. Não é à toa que quase sempre estão na profissão que amam, então vestem a camisa da empresa com orgulho e sinceridade. Além disso, eles não são de puxar o saco de ninguém. Os escorpianos são compenetrados e cumprem as tarefas até o fim, sempre buscando se aperfeiçoar.

Um dos maiores pontos fracos desse signo é a dificuldade de dividir espaço com alguém que não compartilhe o mesmo amor e o mesmo engajamento no trabalho. Trabalhar em equipe, aliás, pode ser um desafio desgastante para esse nativo. Nem sempre as coisas vão sair como ele deseja; como ele não é afeito a engolir sapos, isso pode gerar discussões acaloradas e estragar o clima entre todos.

As pessoas são diferentes, é preciso entender. É necessário também saber dosar as suas contrarreações e controlar o seu ímpeto, pois, se não souber lidar com as suas emoções, pode colocar tudo a perder dentro do ambiente de trabalho.

Sagitário
Pense numa pessoa que sempre vai estar ao lado dos amigos, encorajando-os e os defendendo! Esse é o sagitariano. E no trabalho não é diferente. Esse nativo é um ótimo colega e tem um grande espírito de equipe. Como chefe, é um grande incentivador, admirado por seus funcionários.

Ambientes desafiadores são bastante motivadores para as pessoas desse signo. Elas são movidas a aventuras e precisam de espaço para mostrar sua criatividade e crescer na carreira. Para isso é necessário que elas tenham objetivos concretos e concentração para colocá-los em prática. Trabalhos maçantes e burocráticos não estão na sua lista de preferência.

Como pontos fortes desse signo, podemos destacar o bom humor e a motivação. Autoconfiança também ajuda nas entrevistas de emprego ou na hora de solicitar uma promoção. Sagitarianos são movidos a desafios: ofereça a eles um problema, e eles vão adorar resolver.

Mas essa necessidade viciante por desafios pode ser ruim, pois não vivemos sempre na corda bamba, então há momentos em que a calmaria e o marasmo chegam (e até são um pouco necessários). E isso tende a entediar o sagitariano, que pode se tornar mais disperso, desorganizado e sem foco, deixando o trabalho chato para a última hora. Eles não atrasam o prazo, mas só a correria da procrastinação gera um estresse desnecessário.

É preciso ter em mente que momentos de estagnação vão acontecer, então é necessário fazer pausas. Tarefas enfadonhas vão fazer parte do seu dia a dia. Aliás, rotina é algo com o qual você vai ter que aprender a lidar – a maior parte dos empregos formais é assim: hora para entrar, para almoçar e para sair. T-O-D-O dia. Experimente estabelecer um cronograma para as atividades mais chatas (resolva-as primeiro, então aquelas que te agradam mais ficam pro fim, o que faz a sensação de dever cumprido ser mais prazerosa).

Capricórnio
Se tem alguém que gosta de trabalhar, esse alguém é o capricorniano. Pode apostar: se tem iniciativa, independência e se começou muito cedo, tem grandes chances de ser desse signo. Se ele ainda não ficou rico, está no caminho. É alguém ambicioso, seguro e inteligentíssimo. A vitória é a meta.

No trabalho, os nativos desse signo são conhecidos pela primazia e se destacam em qualquer área profissional. Eles não têm medo de rotina nem de trabalho considerado chato por muitos. Para eles não tem tempo ruim quando o assunto é trabalho.

Qualidades no trabalho não faltam a um capricorniano, mas definitivamente responsabilidade, organização e honestidade são as mais destacáveis. Eles agem de forma confiável e segura e sua ambição acontece de forma saudável, sem passar por cima de ninguém. São pessoas muito esforçadas e perseverantes.

Para conseguir tudo, porém, é preciso trabalhar a sociabilidade, já que os nativos desse signo não são muito sociáveis e ainda são um pouco desconfiados. Outro impasse para o caminho do sucesso é que eles não gostam muito de correr riscos, então preferem empenhar esforços em jornadas seguras e com poucas mudanças bruscas. Um caminho prudente é o melhor para esse signo.

Uma dica é aprender a confiar nas pessoas e saber que muita gente quer ajudar sem segundas intenções. Correr riscos faz parte da vida, mas não tem erro nenhum em ser cauteloso; só não pode se fechar ao novo. Outra coisa importante: não cobre muito de si mesmo, porque o sucesso vem graças ao seu esforço e à inteligência, que são características inatas do capricorniano.

Aquário
O aquariano é questionador por natureza, seja para contestar, seja para saber a razão de tudo. Seu espírito de coletividade e de racionalidade também são suas marcas registradas. Dotado de um senso crítico aguçado e com um olhar visionário, esse nativo sabe aonde quer chegar e tem plena consciência do seu lugar no mundo.

Aquarianos não são muito apegados aos padrões sociais e lutam muito pelas coisas nas quais acreditam. Não é raro que eles escolham a sua profissão de forma a pensar no todo. Suas habilidades intelectuais e cognitivas fazem com que eles se destaquem em todas as atividades que exercem. Criativos e dinâmicos, sempre são ótimos para solucionar problemas. Como chefes, sabem reconhecer o valor e o mérito de cada funcionário, agindo de forma justa e recompensadora. Em contrapartida, são bastante exigentes, mas porque sabem que seus subordinados podem fazer melhor.

Embora sejam motivadores e entusiasmados, os aquarianos tendem a demonstrar uma teimosia e certa intransigência, em especial quando desejam defender seu ponto de vista. No calor do momento, é possível que tenham alguma dificuldade em admitir que estão errados. Outro impasse é que eles não sabem lidar muito com pessoas muito conservadoras, o que pode causar alguns atritos.

Para os nativos desse signo, é importante compreender que as pessoas pensam de maneira diferente. A humildade deve ser exercitada, pois nem tudo é sobre você. Uma vez que o coletivo sempre domina as suas prioridades, pense que ceder em alguns momentos é para o bem de todos e do resultado do trabalho. Envolva-se mais com as pessoas que pensam de maneira diferente e tente colocar-se no lugar delas.

Peixes
Piscianos são especiais! Todo mundo sabe disso. São compreensivos, intuitivos e empáticos. Conseguem captar todas as energias a seu redor. Eles se envolvem com a dor do outro, pensam no coletivo e buscam sempre o melhor para todos. Seu maior desejo é que a harmonia reine em qualquer ambiente.

No meio corporativo, esse comportamento não é diferente. Um ambiente muito hostil pode ser ruim para o seu emocional, impactando de forma negativa o seu desempenho profissional. Apesar de o pisciano ser leal e muito responsável, se ele não se sentir bem no emprego, pode se sentir aprisionado e infeliz. Ele precisa se sentir útil, realizado naquilo que faz de melhor e, principalmente, motivado.

A cooperação e a bondade são duas características do profissional desse signo. Se for chefe, então, vai ser muito amado e respeitado porque saberá sempre se colocar no lugar dos seus subordinados, estando sempre aberto a ouvir a equipe.

Mas como já explicado, é preciso que eles estejam felizes com o que realizam, porque assim se tornarão funcionários dedicados e produtivos e saberão colocar toda a sua criatividade para trabalhar. Além disso, os piscianos tendem a não se dar muito bem quando a questão é rigidez nos horários e nas regras, pois eles são instáveis e necessitam mudar a todo instante. Um grande ponto fraco é a desorganização, acompanhada de uma incapacidade de receber ordens para organizar tudo. Quando isso acontece, eles simplesmente travam.

Para esse signo, o conselho é: mantenham o seu jeito de colocar amor em tudo, pois é disso que o mundo precisa. Mas é preciso saber que, em alguma parte do seu trabalho, você precisará seguir um rigor, normas fixas e aguentar um pouco de pressão. Use a intuição e o seu lado emocional para lidar com situações e com pessoas difíceis. Quanto à organização, procure entender que o seu ambiente de trabalho fica muito mais harmonioso e agradável para trabalhar quando tudo está em ordem. Então faça esse pequeno esforço e verá que vale a pena e que será muito mais gostoso trabalhar em sintonia com suas boas vibrações.

Publicidade
Publicidade