Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasil

Consumidor abraça pessimismo e já teme a inflação acima dos 8%



A inflação média prevista pelos brasileiros para os 12 meses seguintes foi 8,4% em março, um avanço de 0,5 ponto percentual em relação aos 7,9% de fevereiro. Este é o maior valor da série histórica e a segunda vez em que as previsões superam os 8%. Até então, o maior valor foi 8,1%, em setembro de 2005.

Os dados constam do Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Na avaliação do economista do Ibre Pedro Costa Ferreira, “o resultado de março confirma que a aceleração recente da inflação vem tornando as expectativas dos consumidores mais pessimistas para o futuro”.

Ele ressaltou que a avaliação do consumidor já ultrapassou os 8% de expectativa de inflação para os próximos 12 meses. “Precisamos acompanhar e ver se esse é um aumento permanente ou temporário”, acrescentou.

O Ibre também destacou que, entre fevereiro e março, a frequência de respostas que estimam inflação acima de 7% passou de 61% para 75% do total. “Mais notadamente, a frequência de respostas na faixa entre 7% e 8% praticamente dobrou de outubro de 2014 para cá, ao passar de 16,8% para 30,6% do total”.

Nielmar de Oliveira, ABr
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente