Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Catar 2022

Copa começa com pedido de paz e derrota dos donos da casa

Publicado

Foto/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

A Copa do Mundo 2022, que se disputa no Catar, teve um início agitado em Doha neste domingo, 20, com o torneio internacional de futebol apresentando 32 times de cinco confederações. O evento esportivo será realizado em oito locais separados em cinco cidades-sede até 18 de dezembro.

A cerimônia de abertura começou com o ator Morgan Freeman no palco ao lado do embaixador da Copa do Mundo Ghanim al Muftah, um YouTuber catariano de 20 anos nascido sem a metade inferior do corpo, com os dois conversando sobre o poder do futebol para aproximar as nações.

“Eu posso ver, pois o que nos une aqui neste momento é muito maior do que o que nos divide… Então nos reunimos aqui como uma grande tribo, e a Terra é a tenda em que todos vivemos”, disse Morgan. “O futebol abrange o mundo, une as nações em seu amor pelo belo jogo”, acrescentou.

A cerimônia contou com uma série de números de dança, começando com uma exibição de Ardha – uma tradicional dança de espada masculina do Catar. Shows de luzes, exibições de fontes, drones iluminados e fogos de artifício complementaram o evento, com elementos iluminando o céu dentro do Estádio Al Bayt de Doha e na paisagem urbana ao redor.

O emir do Catar Tamim bin Hamad Al Thani e seu antecessor, Hamad bin Khalifa Al Thani estavam presentes, assim como vários convidados de alto nível, incluindo o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e o presidente egípcio Abdel Fattah el -Sisi. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, também participou.

“Como é bonito para as pessoas deixarem de lado o que as divide para celebrar sua diversidade e o que as une ao mesmo tempo”, disse Emir al Thani em um breve discurso de abertura do evento. “Desejo a todas as equipas participantes um magnífico desempenho futebolístico, alto desportivismo e um tempo cheio de alegria, emoção e deleite para todos”, acrescentou.

La’eeb, o mascote do torneio, modelado a partir do tradicional gorro ghutra do Catar, foi visto flutuando pelo estádio enquanto dançarinos e cantores realizavam suas coreografias. ‘La’eeb’ traduzido do árabe é ‘jogador super qualificado’.

O cantor britânico Robbie Williams subiu ao palco para um número musical, assim como o sonhador galã do BTS, Jungkook, que apresentou sua nova música ‘Dreamers’, escrita especialmente para o evento e lançada no início do dia. “Olha quem nós somos, nós somos os sonhadores, vamos fazer isso acontecer porque acreditamos nisso,” Jungkook cantou em uma batida dançante. O cantor catariano Fahad Al-Kubaisi juntou-se a Jungkook no meio do número, cantando parte de suas palavras em árabe.

A cerimônia de abertura foi seguida pelo primeiro confronto do torneio – Catar x Equador, com o donos da casa perdendo por 2 a 0. Foi  única partida do dia. Inglaterra e Irã, EUA e País de Gales, e Senegal e Holanda se enfrentarão na segunda-feira, 21, em horários alternados

Publicidade
Publicidade