Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Sai da frente

Coreia amplia capacidade de bombas nucleares

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

A Coréia do Norte está ampliando as capacidades de seu complexo nuclear de Yongbyong, com a expansão prevista para aumentar as capacidades de fabricação de urânio para armas do país em até um quarto, afirmou um especialista norte-americano em análise de novas imagens de satélite.

As imagens de satélite , publicadas pela Maxar, uma empresa privada de imagens da Terra sediada nos Estados Unidos, foram analisadas pelo Instituto Middlebury de Estudos Internacionais em Monterey, uma escola de pós-graduação com sede na Califórnia.

Jeffrey Lewis, um professor do Middlesbury Institute especializado em controle de armas, divulgou um relatório sobre as atividades na suposta instalação nuclear, sugerindo que “a expansão mais recente em Yongbyon”, que ele estimou em cerca de 1.000 metros quadrados de novo espaço. “Provavelmente reflete planos para aumentar a produção de materiais nucleares para a produção de armas”.

O analista estima que a Coreia do Norte poderia abrigar pelo menos “1.000 centrífugas adicionais” no novo espaço, com essa capacidade aumentando a capacidade da planta de produzir urânio altamente enriquecido “em até 25 por cento”.

Duas fontes disseram que as autoridades americanas estão cientes da possível expansão de Yongbyon e reconheceram que a construção pode significar que o país está trabalhando para expandir suas capacidades de produção de urânio para armas.

Publicidade
Publicidade