Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Unhas de fora

Coreia do Norte prepara novo míssil para “o quer der e vier”

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Divulgação

A Coreia do Norte completou todos os preparativos para um teste nuclear, mas está esperando o momento certo para maximizar seu efeito, enquanto observa de perto a situação na arena internacional e doméstica, disse o ministro sul-coreano da unificação, Kwon Young-se.

“Não será uma surpresa se a Coreia do Norte realizar um teste nuclear a qualquer momento… Para resumir, a RPDC completou todos os preparativos e resta apenas uma decisão política. A questão é por que eles ainda não realizaram o teste? Na verdade, não sabemos o motivo exato. A Coreia do Norte pode estar avaliando a situação no mundo e no país para maximizar o efeito do teste nuclear”, disse o ministro em entrevista coletiva.

O ministro observou que a comunidade internacional deve pressionar Pyongyang ao diálogo. “A China tem muita influência sobre a Coreia do Norte, e acreditamos que a China e a comunidade internacional devem continuar aconselhando a RPDC a não realizar um teste nuclear”, observou Kwon Young-se, acrescentando que acredita no compromisso da liderança chinesa em a desnuclearização da península coreana.

O ministro também explicou que a mudança da Coreia do Norte de testar mísseis de longo alcance para mísseis de curto alcance mais avançados e desenvolver armas nucleares táticas significa que Pyongyang está agora se preparando para enfrentar os EUA e a Coreia do Sul.

“Gostaria de observar que aqueles que disseram que as armas nucleares da Coreia do Norte não são direcionadas à Coreia do Sul estão errados”, disse o ministro.

Mais cedo nesta segunda-feira, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse mais uma vez que a Coreia do Norte “até certo ponto” completou a preparação da infraestrutura para um teste nuclear, mas não pôde especificar quando o teste está programado.

A Coreia do Norte intensificou os lançamentos de mísseis balísticos e outros projéteis em 2022. Desde o início do ano, Pyongyang lançou 18 mísseis, alguns dos quais disse serem hipersônicos. A inteligência dos EUA disse que a Coreia do Norte pode estar se preparando para realizar um teste nuclear.

Publicidade
Publicidade