Curta nossa página


Tsunami

Coreia testa drone subaquático com ogiva nuclear

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição, com Sputniknews - Foto Reprodução

A Coreia do Norte acaba de testar um drone nuclear subaquático. É o  ‘Haeil-5-23’, disparado no Mar do Leste de Coréia. Seu nome significa tsunami. Segue sob a água sem ser detectado, levando na ponta uma ogiva, que explode quando alcança o alvo.

Não se trata, porém, de conceito novo de arma, já que projetos semelhantes foram considerados na União Soviética antes de serem finalmente implementados décadas depois no projeto moscovita “Poseidon”. A diferença é que o drone russo tem propulsão nuclear, enquanto a criação da Coreia do Norte é impulsionado por eletricidade.

Pyongyang justifica o teste dizendo que precisa garantir a segurança da Coreia do Norte e dissuadir possíveis ataques do Ocidente.

Analistas internacionais avaliam que se há cerca de 20-30 anos, quaisquer testes de mísseis na Coreia do Norte suscitaram sérias reações por parte da comunidade global, hoje a comunidade global permanece calada porque a Coreia do Norte tem armas nucleares e está pronta para utilizá-las. Se é uma coisa boa ou ruim, cada um pode decidir por si mesmo.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.