Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Pode bélico

Coreia testa novo míssil com alcance de 1,5 mil Km

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto/Reprodução KCNA

A Coreia do Norte conduziu com sucesso o teste de um novo tipo de míssil de cruzeiro de longo alcance no fim de semana, informou a Yonhap no domingo, citando a KCNA. “O desenvolvimento do míssil de cruzeiro de longo alcance, uma arma estratégica de grande importância […] foi impulsionado de acordo com o processo de desenvolvimento de sistema de armas científico e confiável nos últimos dois anos”, disse a agência.

De acordo com o relatório, o teste incluiu a verificação do empuxo do motor ao solo, “vários testes de vôo”, testes de controle e orientação, junto com uma avaliação da potência da ogiva. O míssil de cruzeiro voou cerca de 1.500 quilômetros antes de atingir o alvo pretendido.

O relato do teste ocorreu após um desfile militar realizado na Coréia do Norte no início da semana em comemoração ao 73º aniversário da fundação do país, apresentando unidades paramilitares mecanizadas, lançadores de foguetes e armas antitanque. De acordo com a KCNA, nenhuma arma nuclear ou míssil balístico foi demonstrada no desfile.

O mais recente desenvolvimento ocorre quase um mês depois que um relatório vazado das Nações Unidas detalhou que a Coréia do Norte pretendia passar os primeiros seis meses de 2021 desenvolvendo seu programa de mísseis balísticos e nucleares.

Citando documentos da ONU, a Reuters relatou que as autoridades norte-coreanas estavam procurando obter “material e tecnologia para esses programas no exterior”, independentemente do “agravamento das dificuldades econômicas” do país.

Antes do lançamento no fim de semana, o teste de míssil mais recente da Coréia do Norte foi no final de março, como parte do que muitos viram como Pyongyang agindo sobre a decisão dos EUA de prosseguir com exercícios militares ao lado de oficiais sul-coreanos, os primeiros lançados sob o governo Biden.

Publicidade
Publicidade