Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mundo

Cresce pressão política por impeachment de Benítez

Bartô Granja/Via Pátria Latina

O Autêntico Partido Liberal Radical (PLRA) do Paraguai apresentou a documentação necessária para solicitar o julgamento político do presidente do país, Mario Abdo Benítez, por mau desempenho de suas funções.

Em entrevista coletiva, o deputado Celso Kennedy, deu detalhes sobre o documento, que será submetido à apreciação de outras forças políticas para aprovação, para m seguida ser protocolado oficialmente.

No entanto, o Legislador não adiantou as especificidades do conteúdo do pedido, aguardando modificações em decorrência do consenso necessário à condução do processo.

O pedido de julgamento também é dirigido ao vice-presidente do país, Hugo Velázquez, sob as mesmas acusações do presidente.

No entanto, é necessário consenso também para apoiar a apresentação da candidatura, que ainda necessita de cerca de quinze votos para avançar como iniciativa legislativa.

Quase 40 deputados o apoiam, mas para torná-lo efetivo é necessário o apoio do setor do Partido Colorado, que responde ao ex-presidente Horacio Cartes (2013-2018), com mais legisladores em funções que os de Honor Colorado, o movimento de Abdo Benítez.

A proposta é a resposta da oposição à crise social que o país atravessa há mais de uma semana, quando as ruas da capital e outras grandes cidades foram ocupadas por milhares de pessoas exigindo a renúncia do governo.

À pressão social e à oposição política, o executivo reagiu com mudanças de gabinete, consideradas insuficientes pelos manifestantes, que o acusam de corrupção e má gestão da crise sanitária provocada pela Covid-19.

O senador pelo PLRA Fernando Silva Facetti justificou o descontentamento popular com base ‘… no cansaço do povo, na desilusão pela falta de soluções, apesar das ferramentas orçamentais milionárias que o Congresso sempre proporcionou”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2021 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente