Curta nossa página


Prevenção

Crescem mortes de homens por desleixo com a saúde

Publicado

Autor/Imagem:


Mariana Alves, Edição

São alarmantes os dados fornecidos pelo ministério da saúde referente ao número de morte masculina. Em 2011 foram 665.551 mortes masculinas ? contra 504.415 óbitos femininos. Cerca de 26% foram causadas por doenças Cardiovasculares, além de outras causas externas como, acidentes e crimes.

O homem é mais descuidado com relação a saúde. Ele geralmente precisa do chamado “susto” e não entende que o médico é a melhor opção antes do pior acontecer. Somente quando algo como um derrame ou enfarte acontece é que ele segue corretamente o tratamento.

Os médicos além de desempenhar o papel da medicina precisam desempenhar o de vendedor de seguro de vida, pois precisam convencer a pessoa do seu problema. Parece uma descrição exagerada, mas é a realidade.

“Muitos dos principais riscos para a saúde que os homens enfrentam podem ser prevenidos com um estilo de vida saudável: exercícios regulares, dieta saudável, não fumar, redução do estresse e consumo de álcool na faixa moderada (não mais do que duas bebidas por dia), se for caso disso. Os exames regulares e os testes de triagem podem detectar a doença precocemente, quando é mais fácil de tratar”, indica um estudo da Universidade de Medicina de Harvard.

Principais causas de mortes – Em 2011 a VIGITEL (sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) fez um levantamento que revelou que a principal causa das mortes masculinas vem de doenças cardiovasculares e má alimentação.

Nesta pesquisa foi descoberto que os homens ingerem gorduras com maior frequência que as mulheres, cerca de 45,9% contra 24,9%. Além de ingerirem maior quantidade de refrigerantes e muito pouco de frutas e hortaliças.

Os homens também possuem maior índice de fumantes, 18% contra 12% das mulheres. Em 2010 a SBC registrou 320.074 vítimas fatais de doenças como infartos e derrames. Uma das doenças que mais mata homens no mundo é o Câncer de próstata.

Causas externas – A saúde não se limita apenas a doenças. Causas externas como acidentes de trabalho, uso excessivo de álcool e outros, acidentes de transito são as principais causas de morte masculinas. Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres.

Problema que a falta de cuidado pode causar – Doenças como diabetes pode causar impotência sexual, pois o corpo sofre de uma série de alterações vasculares e sensitivas que acabam dificultando a chegada do sangue ao pênis.

Os principais fatores que podem causar impotência sexual são: excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo, uso de drogas, doenças crônicas como diabetes, insuficiência renal, hipertensão arterial ou aterosclerose.

Conscientização para o câncer de próstata – Uma instituição chamada One For The Boys, presidida pelo ator Samuel L. Jackson passa uma mensagem bem direta sobre o assunto: “Não seja burro” a explicação é dirigida ao sexo masculino. “Homens não falam sobre câncer. Não é a coisa mais máscula a se fazer. No ano passado, mais de 82 mil homens morreram no Reino Unido após sofrer em silêncio com câncer de próstata, testículos, mama e de outros tipos. Se você estiver preocupado, fale com alguém e agende uma consulta.”

Esta campanha nasceu como uma homenagem pessoal de Sofia Davis (Fundadora da One For The Boys) para seu amigo Simon e seu irmão Ali.

Inspirado em fazer algo para ajudar Simon a curar a perda de seu irmão Ali para Câncer, ela começou a pesquisar câncer de sexo masculino. Ela ficou surpresa ao ver a maioria das campanhas contra o câncer focadas nas mulheres, e muito poucos apoiando e educando homens.

A falta de consciência em homens de sintomas de câncer reforçou a necessidade de uma mudança e, assim, “One For The Boys” nasceu. Ao trazer um pouco de azul para o que parece ser um mundo muito rosa, buscamos que os homens prestem mais atenção aos seus corpos quando algo pode estar errado.

A intenção é educar os homens através de campanhas de conscientização e clínicas ao vivo para conhecer os sinais associados ao câncer. Isso irá incentivá-los a buscar ajuda e permitir a detecção precoce que pode salvar vidas. Segundo a Campanha a missão é mudar a forma como os homens pensam sobre saúde.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.