Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasil

Crise econômica faz o Brasil ficar como a Venezuela

Bartô Granja

O Iraque é aqui (no Rio), já se disse sobre a onda de violência que gera cenas hollywoodianas. Agora começa a se espalhar nas redes sociais e grupos fechados de WhatsApp, liderados por oposicionistas, que a crise econômica está fazendo do Brasil uma grande Venezuela.

As postagens, em tom de ironia, surgiram, após estudo da Pesquisa Pnad Contínua, do IBGE, indicando que a crise econômica no Brasil fez com que um quinto das famílias brasileiras estejam recorrendo à lenha ou carvão para cozinhar.

O relatório revela que são 14 milhões de lares que cozinham dessa formao O aumento é da ordem de 27%, o que representa três milhões de domicílios entre 2016 e 2018. No Sudeste, a expansão foi maior, de 60%.

O prolongamento da crise, o aumento do desemprego e do preço do botijão de gás explicam esse salto. Entre 2016 e 2018, período contemplado pelo levantamento, o gás de cozinha acumulou alta de 24% e a taxa média de desemprego passou de 11,5% para 12,3%.

No início deste mês, a Petrobrás anunciou aumento de 3,4% no preço da média nacional cobrada nas refinarias.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente