Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curto prazo

Guerra na Ucrânia custará 50 bi em alimentos ao mundo

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Divulgação

A crise alimentar temida após o conflito na Ucrânia pode custar ao mundo até US$ 9 bilhões (quase 50 bilhões de reais), alertou David Beasley, diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (ONU PAM).

“Estamos diante de uma crise de 8 a 9 bilhões de dólares e que é uma crise alimentar, bem como uma crise de caixa, então estaremos trabalhando em conjunto com a França, com a UE, com outras nações ao redor do mundo para determinar os melhores caminhos e modalidades disponíveis para alcançar o maior número de pessoas”, disse Beasley após uma reunião com representantes da UE e da França sobre a mitigação do impacto do conflito na Ucrânia na segurança alimentar global.

De acordo com Beasley, a fome pode atingir o mundo “dentro de 12 a 18 meses”, criando uma necessidade premente de lançar investimentos de longo e médio prazo na segurança alimentar global.

A Rússia e a Ucrânia são os maiores produtores de trigo do mundo . De acordo com o PAM da ONU, os dois países juntos respondem por 30% das exportações globais de trigo e 20% das exportações de milho.

Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia depois que as repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk pediram ajuda para se defenderem das provocações ucranianas. Em resposta à operação da Rússia, os países ocidentais lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou.

Publicidade
Publicidade