Curta nossa página


Aprenda a se defender

Cuidado com os hackers. Ação é do tipo vapt-vupt

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

Os programas virtuais de combate a criminosos cibernéticos está andando a uma velocidade cada vez mais crescente. E, claro, com cuidado, sem passar o carro na frente dos bois. A estratégia é bem traçada, pois sabe-se hoje que hackers já não visam apenas computadores pessoais ou portáteis. Eles agora estão no encalço dos utilizadores de dispositivos móveis, através de ataques de “smishing” – phishing por SMS.

Um dos ataques “smishing” mais comuns é uma mensagem de texto que contém um atalho para malware móvel. Quando o utilizador clica nele, permite a instalação de um vírus no smartphone. Isto pode resultar em roubo de senha e identidade ou num pedido de pagamento para resgatar informações ou arquivos privados.

Os charlatões podem enviar um texto que convida para participar de um concurso falso ou que diz que um utilizador ganhou um concurso ou, ainda, que recebeu dinheiro por uma participação em antiga disputa.

“Estas técnicas são usadas por hackers para enganar as pessoas. As informações ou o dinheiro são recolhidos sem o conhecimento ou consentimento do proprietário”, informa Ruby Gonzalez, diretor de Comunicações da NordVPN. “Se receber uma mensagem de texto inesperada de um remetente desconhecido, não clique em nenhum atalho, nunca responda e nunca partilhe informações pessoais”, adverte o especialista.

Para que o usuário se resguarde dessas ‘pegadinhas’ perigosas, a NordVPN recomenda o seu recurso CyberSec, projetado para bloquear anúncios, sites maliciosos e atalhos de phishing. O CyberSec fica habilitado ao descarregar uma aplicação NordVPN, acedendo a Configurações> Geral. Assim que o CyberSec fica ativo, é automaticamente executado e todas as aplicações abertas, ligadas à Internet, podem se beneficiar da sua proteção.

“O CyberSec, que faz parte das aplicações NordVPN, parece um bloqueador de conteúdo, mas cobre todo o sistema ao invés de apenas o navegador”, enfatiza Ruby Gonzalez. “Ele verifica os endereços num banco de dados massivo de listas de bloqueio e protege os utilizadores contra fraudes de phishing, anúncios e sites maliciosos. Quando o servidor DNS da NordVPN recebe o pedido de um utilizador para entrar num site específico, o CyberSec verifica o seu nome na lista de possíveis ameaças e decide se permite ou não o acesso.”

Em geral, ainda segundo o especialista, o CyberSec é apenas um dos recursos da NordVPN que bloqueia especificamente o conteúdo malicioso. “O principal objetivo da NordVPN é encriptar a comunicação do utilizador da Internet através de um túnel seguro, tornando o seu conteúdo invisível para terceiros. Deste modo, descarregar a NordVPN e usar o CyberSec servem vários propósitos de segurança online”, acrescenta Ruby Gonzalez.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.