Águas Emendadas
‘Cuidando de quem educa’ encerra 1ª edição em estação ecológica
Publicado
emO projeto Cuidando de quem educa, da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Planaltina, teve seu encerramento na Estação Ecológica de Águas Emendadas na terça-feira (22). A iniciativa foi criada para promover boas práticas de autocuidado e estratégias para lidar com o estresse e a sobrecarga enfrentados pelos profissionais da educação.
A Estação Ecológica de Águas Emendadas é considerada um dos mais importantes patrimônios naturais do Brasil, conhecida por suas belezas naturais e pela Lagoa Bonita, a maior lagoa natural do DF. Os participantes realizaram uma trilha ecológica, observando a biodiversidade local e contemplando a Lagoa Bonita, promovendo integração e reflexão.
O curso, composto por oito encontros, ofereceu workshops e atividades focadas em técnicas de mindfulness, exercícios de relaxamento, gestão do tempo e criação de ambientes de trabalho mais harmoniosos. Os participantes puderam compartilhar experiências e desenvolver habilidades para o autocuidado e bem-estar na vida profissional e pessoal.
Diante dos desafios enfrentados pelos professores da rede pública do DF, o projeto buscou criar uma corrente de cuidado mútuo por meio de práticas integrativas de saúde, visando um ambiente seguro e acolhedor. A iniciativa, lançada no início de 2024, contou com o apoio do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) e da Unidade Básica de Práticas Integrativas e Promoção da Saúde (UBS PIS).
A coordenadora regional de Ensino de Planaltina, Raíssa Monteiro, destacou a importância do projeto e anunciou a abertura de novas turmas. “O Cuidando de quem educa foi um projeto de oito encontros voltados para a saúde mental dos profissionais de educação da nossa cidade. E hoje a gente está encerrando esse projeto com uma trilha, um piquenique, e a certificação entregue pela Secretaria de Educação aos cursistas. Um momento assim é muito importante e finalizamos hoje esse projeto já esperando o segundo ciclo, com novos inscritos e novos momentos”.
Educação Ambiental
A Estação Ecológica de Águas Emendadas é um laboratório vivo para a educação ambiental, abrigando rica biodiversidade e oferecendo trilhas ecológicas que proporcionam experiências práticas e imersivas. O local é famoso pelo fenômeno hidrológico da divisão das águas, que seguem para duas grandes bacias hidrográficas da América do Sul, contribuindo para a preservação do equilíbrio ecológico e da biodiversidade regional.
“Esse espaço aqui tem uma importância muito grande por contribuir com essas bacias. Daqui nós estamos mandando água para o Brasil inteiro, e a unidade está muito bem conservada, tanto na fauna quanto na flora”, afirma Gesisleu, administrador do Esecae. “Essa unidade tem aproximadamente 50 nascentes que vão contribuir com as águas que abastecem o Distrito Federal, a água é de excelente qualidade por estar nesse ambiente tão preservado”, reforça.
Além de ser o local escolhido para encerramento da primeira turma do projeto Cuidando de Quem Educa, a Estação Ecológica de Águas Emendadas é um dos mais importantes patrimônios naturais do Brasil. Este espaço não apenas abriga uma rica biodiversidade, mas também desempenha um papel importante na educação ambiental, oferecendo um cenário ideal para o aprendizado e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
No encontro final, os participantes foram envolvidos em diversas atividades interativas, incluindo uma trilha ecológica que permitiu a observação da biodiversidade local e, especialmente, a contemplação da majestosa Lagoa Bonita. Essas atividades foram planejadas para promover a integração entre os participantes e a natureza, oferecendo um momento de reflexão e renovação.
A área é protegida e serve como um laboratório vivo para a educação ambiental. Suas trilhas ecológicas, lagoas e diversidade de fauna e flora proporcionam aos visitantes uma experiência prática e imersiva. Estudantes e professores de diversas instituições visitam a estação para realizar estudos de campo, observações e atividades de conscientização ambiental.
O encerramento do projeto Cuidando de quem educa” na Estação Ecológica de Águas Emendadas simbolizou o início de uma nova fase de autocuidado para os educadores. A Secretaria de Educação do DF continuará investindo em programas que valorizem e apoiem seus profissionais, reconhecendo a importância de um ambiente educacional saudável e equilibrado.