Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Da poeira da rua à cinza do cigarro, tudo ajuda para deixar o ambiente sujo



A sujeira está por toda parte, mesmo dentro de casa. De móveis a aparelhos eletrônicos, tudo emite algum tipo de poluente, seja químico, biológico, sonoro ou visual. Nas grandes cidades, o maior inimigo das famílias é a contaminação do ar, causada principalmente pelo tabagismo e pela poeira. ”

A poluição interna é pior do que a externa porque há mais fontes poluidoras dentro de casa”, diz a química Adriana Gioda, que é professora da PUC-Rio, em entrevista a Júlia Zaremba, publicada pelo Uol.

Embora os males do cigarro sejam conhecidos, muita gente ainda fuma em ambiente fechado, contaminando-o.

“Além de agravar a asma, a fumaça pode causar câncer de pulmão. Não adianta ir à janela, ela não foi feita para o vento sair, mas entrar”, afirma José Carlos Perini, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

A poeira, por sua vez, consiste na mistura de matérias vivas e mortas dispersas pela casa. Seus principais componentes são ácaros, fungos, fezes de insetos, restos de comida e de pele humana.

“Um grama de poeira pode conter até 20 mil ácaros”, diz José Eduardo Cançado, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia.

A insalubridade dos ambientes não é problema só para os alérgicos. “Alergia não tem idade para começar. O indivíduo nasce com a predisposição genética e, se exposto a um ambiente poluído, pode se sensibilizar, até adulto”, explica Cançado.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente