Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Dermatologista dá dicas para cuidar da pele

Carolina Paiva, Edição

Quando o assunto é cuidados e tratamentos com a pele é preciso um pouco mais de atenção. Além de saber que o ideal é utilizar produtos adequados para cada tipo, é importante ressaltar, também, que somente o profissional pode indicar o que é mais preciso para cada objetivo. No caso da pele feminina existem características específicas e, por isso, essa parte do corpo requer um tratamento especial.
A pele feminina costuma ser mais fina e seca que a masculina. Isso, naturalmente, exige cuidados mais eficazes para manter uma pele sempre hidratada e saudável, uma vez que, ao longo dos anos, algumas mudanças no rosto e corpo se tornam perceptíveis e, por isso, é necessário adequar os cuidados de acordo com cada fase da vida conforme explica o dermatologista Erasmo Tokarski, especialista em pele há mais de 30 anos.

“É importante entender as diferenças entre o envelhecimento intrínseco e o extrínseco. O primeiro é ocasionado pelo sexo, genética, hormônios e metabolismo, enquanto o segundo é influenciado pela poluição, tabagismo, álcool, má nutrição, infecções e, principalmente, exposição solar, que ambos estão sujeitos”, pontua o especialista.

Erasmo ressalta, ainda, que é importante tomar medidas precoces com relação aos cuidados com a pele. Isso faz com que a mulher tenha um impacto significativo na saúde futura da região. Mas o médico alerta que esses cuidados não devem se restringir apenas a cremes faciais e receitas caseiras divulgadas na internet.

“É importante que toda mulher siga uma rotina básica de cuidados com a pele desde a adolescência até a vida adulta, pois são esses cuidados que irão ajudar na prevenção e na proteção da cútis. Contudo, ter acompanhamento profissional em cada período é o mais correto e necessário. Somente o especialista poderá indicar o melhor tratamento, seja ele para tratar um problema ou como forma de prevenção”, diz Tokarski.

O médico lista cinco cuidados e dicas fundamentais que toda mulher deve realizar para cuidar da pele:

Limpeza: a higiene do rosto é fundamental. O uso de um sabonete específico para limpar e purificar a pele sem a deixar ressecada levando em conta cada tipo de pele.

Esfoliação: ela ajuda a eliminar as impurezas da pele e resíduos, além de ajudar a manter os poros fechados.

Hidratação: até mesmo a pele oleosa deve ser hidratada, com atenção especial a região do pescoço e colo. A preferência é sempre por dermocosméticos associados às substâncias antioxidantes, agentes tensores e clareadores recomendadas pelo profissional adequado.

Protetor solar: nunca/jamais esqueça o filtro solar. Ainda que em dias frios, o produto deve ser um hábito diário.

Antioxidantes: o uso de antioxidantes na pele combate os radicais livres, responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento. O uso contínuo colabora para deixar a pele mais rica em colágeno, com uma estrutura mais firme e mais uniforme.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2021 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente