Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Descaso do SLU cria foco de dengue e assusta moradores

Publicado

Foto/Imagem:


Os moradores do Setor Norte do Gama reclamam que entulhos de pneus dentro da área do SLU da cidade estão servindo de criadouro para o mosquito da dengue. Segundo eles, o GDF vem dado as costas para o caso. Reclamam das campanhas de conscientização contra a dengue realizadas pelo governo, mas que na prática tem feito o contrário, permitindo o descarte de pneus em locais não adequados, degradando o Meio Ambiente e trazendo grave risco para população com a proliferação do mosquito da dengue.

A Administração Regional do Gama e a Secretaria de Saúde chegaram a promover no dia 26 de fevereiro, uma ação de mobilização contra a dengue. O evento foi criado para alertar a população sobre os riscos e de como eliminar o foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. No entanto, não fiscalizam as áreas mais propensas ao acúmulo de lixo e possíveis criadouros do mosquito.

Segundo informações da ouvidoria da SLU – Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, a empresa recolhe os pneus das ruas e os leva para galpões espalhados em diferentes cidades, onde ficam até que os caminhões da Associação Nacional da Indústria Pneumática (Anip) os recolham.

O maior problema, no entanto, é o tempo em que ficam expostos pegando sol e chuva, sem um local apropriado até o seu recolhimento, que pode durar meses, e virando criadouro para o mosquito da dengue.

Quem joga pneu em área irregular está sujeito a multa, que varia entre R$ 140 e R$ 9 mil, dependendo da quantidade e do local. Mas, a falta de fiscalização acaba tornando sem efeito a lei, deixando impunes os que sujam a cidade.

É necessário que nesse período de chuvas, alternadas com dias ensolarados, a população fique atenta. Esta é a época em que o mosquito da Dengue se prolifera, infectando a população na área de abrangência que desenvolve o foco.

Fique de olho aos principais sintomas da Dengue que são: febre alta -com início súbito – forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora quando movimentados, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações.

O teste para diagnosticar a doença é realizado no posto. Quando tiver suspeita de dengue, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para realizar os testes. Não é necessário ir a um hospital para realizar o exame.

Gamacidadao.com.br

 

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade