Curta nossa página


Península Arábica

Descobertas esculturas rupestres com 8 mil anos

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou gravuras de 8.000 anos em rochas na Península Arábica. Os entalhes, gravados em monolitos, representam o traçado de ‘pipas do deserto’ – nome dado às construções feitas de paredes de pedra.

Os estudiosos consideram que os artefatos foram construídos como cercas e armadilhas para animais. As pipas do deserto foram identificadas pela primeira vez há cerca de 100 anos.

Essas estruturas são geralmente grandes – algumas são tão grandes quanto dois campos de futebol – então não podem ser vistas totalmente do chão. Um avanço no estudo veio graças ao uso de tecnologia, na forma de fotos de satélite.

“A descoberta surpreendente é que os planos estão em escala. Não tínhamos ideia de que as pessoas naquela época eram capazes de fazer isso com tanta precisão”, disse Remy Crassard, arqueólogo do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS). pela mídia.

Uma teoria é que eles foram usados ​​para discutir um plano de caça e foram uma ajuda na coordenação de ações futuras.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.