Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saurópodes

Descoberto ovo de dinossauro ‘anormal’ em Madhya Pradesh

Publicado

Foto/Imagem:
Deexa Khanduri/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Uma equipe de paleontólogos descobriu cerca de 10 ovos fossilizados de dinossauros herbívoros pertencentes ao período Cretáceo, que existiram há 65 milhões de anos – uma era que é muitas vezes referida como o último suspiro da “Era dos Dinossauros”.

Uma equipe de pesquisadores indianos descobriu uma forma rara de ovos de dinossauro fossilizados “com um ovo dentro do outro”, no distrito de Dhar, no estado indiano de Madhya Pradesh.

Os ovos dentro dos ovos são um fenômeno raro, até agora conhecido por ocorrer apenas em pássaros, e nunca em répteis.

O estudo, publicado na semana passada na revista Scientific Reports intitulado “Primeiro ovo patológico de titanossaurídeos, lança luz sobre a biologia reprodutiva dos dinossauros saurópodes”.

Os dinossauros da família dos saurópodes estavam entre os maiores animais terrestres que já viveram e se espalharam há milhões de anos. A maioria de seus restos mortais foi encontrada nos estados indianos de Gujarat, Madhya Pradesh e Meghalaya.

A nova descoberta pode ajudar os cientistas a entender melhor o sistema reprodutivo dos dinossauros. “Até agora, não houve relato de patologia de ovo em ovo em ovos de dinossauro. Considerando que os terópodes derivados [o tipo de dinossauro] compartilham características reprodutivas com pássaros, essa patologia pode ter existido em dinossauros”, diz o estudo.

Os ovos têm uma circunferência média de 40 cm e um peso médio de 2,6kg. “A nova descoberta de um ovo em ovo, característico de pássaros titanossaurídeos, é para um oviduto segmentado como em crocodilos e pássaros, e possível postura sequencial de ovos como em pássaros”, afirmam os autores.

Até agora, acreditava-se que os dinossauros tinham uma função reprodutiva semelhante à de tartarugas e outros répteis (oviduto não segmentado) em vez do trato reprodutivo segmentado de crocodilos e pássaros com regiões separadas de membrana e deposição de conchas.

Publicidade
Publicidade