Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mal do século

Descubra cinco formas para fugir do estresse

Publicado

Foto/Imagem:
Ricardo Sturk - Foto/Reprodução

O estresse é um dos males mais comuns nas grandes cidades. Com uma rotina de trabalho intensa, trânsito, muitos compromissos e pouco tempo para relaxar, o difícil é não ficar estressado. O problema é quando o estresse deixa de ser algo temporário e se torna um ciclo sem fim.

Quando um período conturbado logo se emenda em outro, o corpo e a mente pedem um pouco de descanso. O que poucos sabem é que os momentos de estresse podem ser usados como um impulsionador para um momento de paz que você tanto busca. Veja cinco dicas de como fazer isso:

Foco no presente
Uma das causas mais comuns do estresse é ficar preso em erros e problemas do passado. Tome consciência desses casos e, cada vez que os pensamentos começarem a reclamar e a culpar o que está no passado, mude a sua atitude mental para focar no presente. Você não pode mudar o que já passou, mas pode construir uma nova vida a partir do presente. Por isso, use o estresse como lembrete para se focar no presente e não no passado.

Não queira controlar tudo
Outra causa comum para o estresse é a vontade querer controlar tudo ao seu redor. Se esse for o seu caso, toda vez que sentir o estresse aumentando, lembre-se que nem tudo é responsabilidade sua e você não pode ter controle de tudo no mundo. A imprevisibilidade faz parte da vida e se você tentar controlar tudo acabará se frustrando. Deixe as coisas fluírem e acontecerem mais soltas, você pode se surpreender positivamente com os resultados.

Mude
Muitas vezes o estresse também é um reflexo de ficar preso e estagnado em alguma situação. Procure combatê-lo fazendo coisas novas e fugindo da rotina. Tente se divertir de formas diferentes, conhecer lugares e pessoas ou tentar fazer os trabalhos cotidianos de uma forma nova. Use o estresse como lembrete da necessidade de mudar e trazer algo novo para a sua vida.

Liberte as emoções
Outra causa do estresse é guardar emoções por muito tempo. Por mais que em algumas situações você precise esconder o que sente, isso não é saudável de fazer o tempo todo. Procure um ombro amigo para desabafar ou busque uma expressão artística para libertar todas as emoções guardadas dentro de você. Você sentirá o alívio que é poder soltar o que você sente!

É preciso dormir
Os médicos falam isso com frequência e é uma verdade. Uma noite bem dormida ajuda a tratar diversos tipos de males. Se você anda muito estressado, isso pode ser um termômetro de seu corpo indicando que é necessário descansar mais. Procure ter uma rotina de sono de pelo menos 7 horas por noite e veja como o estresse pode diminuir com o corpo e a mente bem descansados.

Publicidade
Publicidade