Curta nossa página


Autoconhecimento

Desvende os mistérios de acordar de madrugada

Publicado

Autor/Imagem:
Julia Gravalos Benini

Você tem a sorte de dormir a noite toda de uma vez só? É daqueles que fecha os olhos e só acorda com o som do despertador? Ou será que você sempre acorda no meio da noite sem explicação aparente? Se você é deste último tipo, saiba que outras pessoas também passam por isso.

As interrupções no sono durante toda a noite são comuns para a maioria das pessoas. No entanto em muitos dos casos verifica-se que essa interrupção acontece precisamente às três horas da manhã.

Esse fato aguça a curiosidade das pessoas que desejam encontrar uma explicação para o fato de acordarem sempre nesse horário. E existem várias explicações para esse fenômeno, tanto no âmbito da religiosidade quanto no âmbito da biologia.

De acordo com a religião católica, Jesus Cristo morreu na cruz às quinze horas. O Diabo teria se apropriado das três da manhã (o horário oposto às três horas da tarde) como uma forma de simbolizar não só a escuridão desse período da madrugada, mas também para representar a vitória das trevas sobre as luzes.

Sendo assim, três da manhã, de acordo com o catolicismo, é a hora do Diabo. Acordar nesse horário da madrugada seria uma evidência de que demônios estão te cercando e tentando te perturbar, já que é nesse momento que eles se manifestam.

A melhor forma de voltar a dormir, nesse caso, é fazer uma oração de proteção de sua preferência. Respire fundo e resgate a sua fé em Deus, ocupando sua mente com pensamentos positivos e tranquilos. Qualquer demônio será afastado pela sua fé.

De acordo com essa religião, os espíritos de cada pessoa permanecem se comunicando com outros universos durante a madrugada.

Acordar às três da manhã, portanto, não é necessariamente um sinal ruim, apenas uma evidência de que espíritos estão se comunicando com você nesse período de intensa atividade espiritual. Para garantir que esses espíritos que te cercam são bem-intencionados, basta fazer uma oração, antes de dormir, agradecendo pelo seu dia e pela sua vida.

Uma terceira explicação para o fenômeno de acordar às três da manhã está na medicina tradicional chinesa. Essa ciência tradicional parte da tese de que todas as pessoas possuem, em seus corpos, ondas de energia.

Cada onda de energia é liberada por um órgão diferente do corpo em momentos específicos do dia. Quando há algum problema físico ou emocional, esses sinais podem ser enviados com mais intensidade, fazendo uma pessoa ficar sonolenta ou acordar.

Dessa forma, acordar às três da manhã pode ser uma evidência de que há algo errado com a saúde da pessoa que acordou. Quem acorda nesse horário, de acordo com a medicina tradicional chinesa, normalmente está se sentindo triste com frequência, precisando de auxílio para voltar a se sentir bem.

Para recuperar e fortalecer as energias que promovem a sensação de felicidade, essa pessoa que está acordando às três da manhã deve procurar auxílio profissional assim que amanhecer. Exercícios de respiração podem te ajudar a voltar a dormir, mas não irão solucionar a raiz do problema.

A última teoria sobre a ocorrência desse despertar inesperado está na biologia. Quando uma pessoa deita-se para dormir por volta das onze da noite, três da manhã é quando ela atinge um momento de sono profundo.

Acordar justamente nesse horário, para a biologia, é um indicativo de que o hormônio cortisol, liberado em situações de estresse, está se manifestando no corpo. É essa substância que faz uma pessoa despertar de um sonho que ia muito bem ou sentir dificuldade para voltar a dormir depois de ter acordado às três da manhã.

Nessa situação, o melhor a fazer é buscar ajuda médica. As causas para o estresse nem sempre são evidentes, mas sempre precisam ser trabalhadas para que a interrupção do sono não prejudique o cotidiano de cada pessoa que sofre disso.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.