Curta nossa página


Chapa em xeque

Deuses da Trapaça podem respingar em Thaís Riedel

Publicado

Autor/Imagem:
Pontes de Miranda Neto II - Foto/Reprodução

Em For Life (Para a Vida, em tradução livre, ou Lutando por Justiça, na adaptação aportuguesada da telinha), série no Top 10 da Netflix, Aaron Wallace (interpretado por Nicholas Pinnock), condenado a prisão perpétua mesmo jurando inocência, estuda por trás das grades, vira advogado e vai atrás dos seus perseguidores. Trata-se da história real de um suposto criminoso, que na verdade era o mocinho.

Em Brasília, preso e condenado na máfia de golpistas que burlavam idosos, com o uso fraudulento de cartões de crédito, José Augusto fez o papel inverso. Com Aaron Wallace, ele só tem em comum uma coisa: aparecer na televisão. O norte-americano, uma história real que ganhou recheios de ficção. O brasiliense, que virou notícia policial. Isso sem falar na máfia dos concursos.

A associação desses dois personagens, dignas de inspiração para Nelson Rodrigues escrever mais um episódio de A Vida Como Ela É, vem à tona na medida em que se se acirra a eleição para a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal.

Mas, que influência esses fatos teriam a ver com a disputa pelo comando da OAB? Advogados consultados por este escriba avaliam que o apoio de José Augusto a Thaís Riedel pode implodir a candidatura da chapa apoiada por Ibaneis Rocha. Pegou mal, inclusive – é o que se comenta -, para os advogados que circulam pelo Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo (I e II). Principalmente na seccional Recanto/Riacho, onde a namorada de José Augusto deve concorrer à OAB regional.

Vale a máxima de que até prova em contrário, todos são inocentes e merecem uma segunda chance. Mas o caminho está sujo. Agora é esperar pela conclusão da história e da estória, porque os capítulos são muitos. O pessoal de outras produções, como C.S.I., Law and Order e Sherlock Holmes, pode até dar uma mãozinha.

Outra opção seria os advogados fazerem vista grossa e permitirem no futuro, quem sabe, que mais uma Operação Lothur desmascare outros deuses da trapaça. Mesmo porque, quem merece respeito não é apenas a Ordem. Acima dela, está a própria categoria dos advogados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.