Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mulher

Dia delas. Donna, Womann, Frau, Mujer, Mulher

Foto/Reprodução
Carolina Paiva

O Dia Internacional da Mulher tem uma história que remonta há mais de um século; data de sua fundação para a comemoração de uma greve de 1909, iniciada pelos trabalhadores do setor de vestuário da cidade de Nova York.

O Google aderiu às comemorações mundiais com sua marca registrada Doodle, mudando o logotipo da empresa para um banner com a palavra “mulher” em 11 idiomas.

O Doodle de 8 de março deste ano é interativo; revisita treze citações de mulheres de renome, incluindo a poeta russa Marina Tsvetaeva, a artista mexicana Frida Kahlo, a astronauta americana Mae Jemison, a artista japonesa Yoko Ono e o romancista francês George Sand.

A empresa disse em seu blog corporativo que o design do banner e as citações foram criados por uma equipe internacional de artistas convidadas do sexo feminino como uma homenagem ao tema “mulheres que empoderam mulheres”.

“O processo de escolha das treze citações foi extremamente difícil, mas nosso objetivo era incluir uma representação diversificada de vozes em um dia que celebra a comunidade passada, presente e futura de diversas mulheres em todo o mundo”.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março para homenagear as mulheres do mundo e celebrar suas conquistas. Este feriado originou-se como “Dia da Mulher” em Nova York em 1909; foi organizado pelo Partido Socialista da América para comemorar uma greve de trabalhadores de vestuário em Nova York por salários mais altos e melhores condições de trabalho, que haviam sido realizadas um ano antes.

Este feriado inspirou mulheres de todo o mundo e, em 1910, a pensadora marxista alemã Clara Zetkin pediu a adoção do Dia da Mulher como feriado mundial na Conferência Internacional das Mulheres Socialistas.

No ano seguinte, em 19 de março de 1911, mais de 1 milhão de pessoas na Europa observaram o Dia Internacional da Mulher pela primeira vez.

As mulheres russas também desempenharam o seu papel no estabelecimento desta tradição: em 8 de março de 1917, dezenas de milhares de mulheres tomaram as ruas de São Petersburgo (então Petrogrado) para protestar contra a escassez de pão. Os tumultos foram acompanhados por homens, rapidamente saíram do controle e acabaram levando à queda da monarquia.

Foi várias décadas depois que o Dia da Mulher foi oficialmente internacional. A ONU começou a marcar o feriado no Ano Internacional da Mulher, em 1975. Dois anos depois, a Assembléia Geral da ONU proclamou o dia 8 de março como o Dia das Nações Unidas pelos Direitos da Mulher e pela Paz Internacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente