Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Em nome de Jesus

Dia do Dízimo faz Brasília parar no feriado dos evangélicos

Publicado

Foto/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto de Arquivo

Escolas públicas fechadas (muitas particulares seguirão na mesma linha), bancos fechados, restaurantes comunitários fechados e repartições públicas, federais e locais, também fechadas. Será assim a quarta-feira, 30, que espera o brasiliense, quando Brasília comemora, com feriado, o Dia do Evangélico.

Os órgãos federais e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional do Executivo federal, localizados no Distrito Federal, devem observar a data como ponto facultativo.

A portaria do Ministério da Economia, que determina a medida, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (29). De acordo com o documento, assinado pelo ministro Paulo Guedes, a medida não é aplicável às unidades administrativas que prestem atendimento ao público e que já possuam agendamento para atender – presencial ou remotamente.

O Dia do Evangélico foi instituído pela Lei Distrital nº 963, de 4 de dezembro de 1995, como feriado distrital, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais. A nível de GDF, a decisão é a seguinte:

Saúde
As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, assim como a emergência odontológica do Hospital Regional. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona 24 horas, pelo telefone 192.

O serviço de vacinação estará suspenso, retornando normalmente no dia seguinte. Os centros de atenção psicossocial (Caps) do tipo III e os centros de atenção psicossocial álcool e outras drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), não abrem no feriado.

Estarão fechados os ambulatórios e policlínicas, as unidades básicas de saúde (UBSs), as farmácias de alto custo e a Fundação Hemocentro. Na quinta (1º), atendem normalmente.

Forças de segurança
O policiamento e os batalhões da Polícia Militar, assim como as delegacias da Polícia Civil, incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), funcionam de forma ininterrupta.

Ocorrências podem ser registradas pelos telefones 190 e 197. O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil atuam em regime plantonista de 24 horas, com atendimento a emergências. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar o socorro pelos telefones 193 ou 199.

Justiça e Cidadania
As atividades nas unidades do Na Hora e do Procon serão interrompidas. Os conselhos tutelares não funcionarão, e demandas urgentes podem ser registradas pelo telefone da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca) – 125.

O Centro 18 de Maio também estará fechado, mas haverá uma equipe de plantão atendendo urgências comunicadas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Serviço social
Restaurantes comunitários, unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência estarão fechados. O Centro Pop abrirá para oferta de alimentação, e o de Proteção Social (UPS), para acolhimento.

Educação
Não haverá atividade presencial nas escolas públicas do DF.

Trânsito
O DER vai executar as operações de fluidez exatamente como ocorrem em dias úteis | Foto: Arquivo Agência Brasília Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran. Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala.

Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran, funcionarão de maneira habitual.

As operações de fluidez serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) exatamente como ocorrem em dias úteis, sem nenhuma alteração.

Água e luz
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que não haverá expediente no dia do feriado, mas as equipes de manutenção trabalharão em regime de plantão. Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, agência virtual, app, site e telefone 115 funcionarão ininterruptamente.

As lojas de atendimento e a agência móvel da Neoenergia Brasília estarão fechadas nesta quarta. Os canais de atendimento virtuais e o plantão operacional da Neoenergia Brasília estão preparados para dar orientações e para o registro e atendimento dos serviços da distribuidora.

Transporte
A Secretaria de Transporte e Mobilidade comunica que os ônibus circularão conforme a tabela horária de sábado, com reforço de viagens nos horários de pico. Já o Metrô-DF não terá alteração nos horários, funcionando normalmente das 5h30 às 23h30.

Ceasa
A abertura do comércio será facultativa aos feirantes.

Lazer
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) abre normalmente, das 8h30 às 17h; a bilheteria fecha às 16h.
O Planetário de Brasília também mantém a programação normal, das 7h30 às 19h30, assim como o Jardim Botânico de Brasília, que funciona das 9h às 17h, com entrada até as 16h30.

Todos os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente.

Publicidade
Publicidade