Curta nossa página


Precaução

Dieta Dukan, mania entre famosas, pode criar carência nutricional

Publicado

Autor/Imagem:


Mariana Alves, Edição

Fazer dieta não é fácil. Mesmo se você está motivado, às vezes faltam ideias para escolha dos alimentos. Para ser bem-sucedido você precisa com certeza de um plano: escapar da monotonia! A dieta Dukan, uma das dietas mais seguidas no mundo todo, consiste em 4 fases.

É sempre importante procurar seu médico antes de começar a fazer qualquer dieta para saber se você está apto a realizá-la.

Benefícios da dieta Dukan – Rápida perda de peso de 5 a 7 kg ou mais em um mês, o que é uma motivação importante. Em seguida, a perda de um quilo por semana e até 8 a 10 kg, em um mês, é uma perda de peso significativa.

É baseado em um consumo de alimentos naturais e causa um pouco de frustração para aqueles que não têm tempo para cozinhar. Esta é uma dieta que evita fome por causa da ingestão de proteínas: isso impede ânsias e desejos de comer impulsivamente.

Este sistema pode ser facilmente praticado fora de casa, com amigos, parentes ou em restaurantes. Existem ainda 2 refeições chamados “livres” que são permitidas por semana durante a terceira fase. Este plano propõe uma fase de consolidação e estabilização que pode evitar o efeito sanfona e recuperação do peso.

Desvantagens – A perda de peso durante a primeira fase é muito alta em muito pouco tempo. Esta fase começa com deficiências de minerais, vitaminas e fibras, que não são oferecidos. Às vezes, propõe-se a completar com vitaminas e minerais.

Os riscos de fadiga são importantes porque nós só comemos proteína durante a primeira fase e ainda consumimos muita proteína depois. Episódios de constipação são comuns, porque a dieta Dukan carece de fibra.

Fase de ataque – A palavra chave da fase de ataque é: proteína à vontade. Criado pelo Dr. Dukan, essa fase oferece uma dieta rica em proteínas e pobre em gordura e carboidratos, tem a vantagem de perder peso rapidamente, mas ela pode ter uma série de deficiências e efeitos colaterais.

Durante esta fase de 5 a 7 dias, apenas proteínas puras são permitidas. Apenas as proteínas puras são permitidas durante esta fase. Carboidratos como arroz, frutas, pão, cereais e lipídios como gordura, manteiga, óleo, peixe gordo são proibidos.

Alimentos permitidos na primeira fase:

-Carnes magras;
-Presunto magro como frango ou peru;
-Vísceras como rins e fígado;
-Marisco, crustáceos, moluscos e peixes;
-Produtos lácteos como iogurte, queijo e leite;
-Ovos

A perda de peso da 1ª fase é considerada grande e rápida: ele apresenta deficiências de vitaminas, fibras e minerais, por isso é aconselhável trazer vitaminas e minerais através de suplementos.

Fase cruzeiro – A fase de cruzeiro estende o tempo para obter a perda de peso desejado. Ele alterna em período de proteínas puras e um período de proteína e alguns vegetais.
Os vegetais são adicionados gradualmente. Eles podem ser comidos crus ou cozidos.

O esquema permite dias alternados com alimentos e proteínas puras com proteína acompanhadas por legumes crus ou cozidos, sem restrições de quantidade. É possível perder cerca de 4 quilos por mês durante esta fase. Esta fase prossegue até o peso desejado. Pelo menos, 1,5 litros de água por dia durante esta fase.

Para uma meta de perda de peso inferior a 10 kg, três dias alternados de proteína pura e 3 dias com proteína vegetais. Para uma meta de perda de peso superior a 10 quilos, a proteína pura deve ser alternada por 5 dias e 5 dias de proteína com legumes.

Vegetais autorizados: saladas de todos os tipos, tomates, rabanetes, berinjela, pepino, abobrinha, aipo, couve, cogumelos, escarola, feijão verde, espinafre, alho-poró, pimentão. Legumes proibidos: aqueles ricos em carboidratos e/ou gordura como amidos (batatas, arroz), leguminosas (ervilhas, lentilhas), abacates, alcachofras. A regra: há vegetais ricos em amido à vontade. Estes menus devem ser alternados com os da fase de ataque.

Fase de consolidação – A fase de consolidação é estendida por 10 dias por quilo perdido, por exemplo, se você perdeu 5 quilos deve fazer essa fase por 50 dias. Essa fase ajuda a manter o peso, para não recuperar os quilos perdidos e consolidar seus ganhos.

Dois jantares livres são permitidos a cada semana e esta fase destina-se a evitar o efeito ioiô com uma recuperação de quilos extras. A reintrodução de alimentos proibidos deve ser feita lentamente, um alimento após o outro. Os alimentos devem ser reintroduzidos durante os dias da dieta.

Fase de estabilização – A fase de estabilização é a mais longa, uma vez que continua ao longo da vida e devem ajudar a estabilizar o peso. Esta é a última fase da dieta Dukan, a mais importante, pois deve permitir evitar o peso e manter um peso estável.

Ela deve se estender todo o resto de sua vida e refletir em uma dieta equilibrada. Deve-se manter um dia por semana de proteína pura, tal como a fase de ataque.

Perda de peso – A perda de peso é muito rápida e vai determinar a duração do regime, por isso é importante ter a orientação de um nutricionista.

Use especiarias, ervas e outros condimentos para quebrar a monotonia das refeições. Uma mistura de queijo para molhos leves e cozinhar sem gordura, usando panelas antiaderentes.

Precauções – Como qualquer dieta, a dieta Dukan tem desvantagens e pode criar deficiências. Qualquer dieta precisa do conselho do seu médico ou acompanhamento de um nutricionista.

Essa dieta é contraindicada para pessoas que sofrem de colesterol elevado, problemas cardiovasculares, problema renal, pedra na vesícula e grávidas. Lembrando que este conteúdo não substitui uma consulta médica.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.