Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Distritais fecham o cerco a Ibaneis Rocha

Franci Moraes

Em reunião da CCJ nesta terça-feira (20), deputados protestaram contra a conduta do governador Ibaneis Rocha (MDB) que discutiu com o deputado Fábio Felix (PSOL) no dia anterior durante reunião de líderes na Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Segundo o deputado Roosevelt Vilela (PSB), o governador desrespeitou o Poder Legislativo e não apenas o deputado Felix.

A questão não é ideológica, mas a forma desrespeitosa com que o governador vem tratando as instituições públicas e seus representantes, considerou Vilela. Ele citou as recentes contendas entre Ibaneis e conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal e membros do Ministério Público, entre outros episódios nos quais o governador demonstra falta de “equilíbrio emocional”. Roosevelt acrescentou que essa postura do chefe do Executivo “tem se tornado uma conduta rotineira”.

O deputado Reginaldo Veras (PDT) defendeu um pedido de desculpas formal do governador e tanto ele quanto Vilela alertaram que, se o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), não se manifestar nesse sentido, o colegiado poderá fazê-lo.

Veras argumentou que se “deixar passar em branco o que aconteceu embaixo do teto da Câmara, isso caracterizará subserviência” dos parlamentares ao governador, que foi “autoritário” e “intempestivo”, e precisa aprender a respeitar a independência entre os poderes no estado democrático.

Participaram da reunião os deputados Reginaldo Sardinha (Avante), Martins Machado (PRB), Daniel Donizet (PSDB), Reginaldo Veras e Roosevelt Vilela.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente