Apagando incêndios
Duda Lima tenta salvar Flávio com bom marketing e estratégia política
Publicado
em
No intrincado tabuleiro da política brasileira, onde cada palavra mal colocada pode incendiar um cenário e redefinir rumos, poucos profissionais têm a frieza e o faro estratégico de Duda Lima. Controverso para uns, admirado por outros, o marqueteiro construiu sua reputação navegando em águas turbulentas. Nem por isso deixou de entregar louros da vitória a seus clientes. Seu currículo é marcado por campanhas bem-sucedidas, quase sempre apostando em candidatos que, sob sua orientação, encontraram o tom certo para dialogar com o eleitorado.
No domingo, 7, esse histórico voltou a se impor. Duda viveu uma verdadeira maratona para conter a fogueira acesa pelas declarações intempestivas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro e pré-candidato ao Palácio do Planalto no próximo ano. Em poucas horas, o que poderia ter se tornado uma crise irreversível se converteu em uma oportunidade de reposicionamento.
Arregaçando as mangas, o marqueteiro acionou seu repertório de emergência. Trabalhou para reposicionar o discurso, amarrar as pontas soltas e apresentar ao país uma imagem de estadista do senador. Começou a criar, então, alguém acima das rusgas, capaz de interpretar o momento nacional e oferecer uma rota de estabilidade. O esforço, segundo aliados próximos, foi total: revisão de fala, alinhamento com a base aliada, contenção de desgaste e, principalmente, a construção de uma narrativa capaz de reconduzir Flávio ao centro do tabuleiro político.
Entre marqueteiros, Duda Lima é visto como um profissional que raramente perde o timing. Seu estilo direto, por vezes considerado agressivo, não impede que tenha sido responsável por campanhas vitoriosas em diferentes estados e perfis ideológicos. A seu favor, o fato de saber agir rápido quando a temperatura sobe.
O episódio deste domingo serviu como mais um teste e, ao que tudo indica, mais uma demonstração de que, em momentos de tensão, Duda Lima não apenas apaga incêndios. Ele os transforma em combustível para impulsionar seus candidatos. Se dará certo na corrida rumo ao Planalto, só o tempo dirá. Mas, no jogo da comunicação política, Duda segue fazendo o que sempre fez: correr na frente.
…………………….
José Seabra, de passagem por Brasília, é diretor da Sucursal Regional Nordeste de Notibras