Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Cultura

Duo de violoncelo começa turnê inédita

Carolina Paiva, Edição

O que é bom, começa e demora a acabar. E para marcar três décadas de carreira, os gêmeos cariocas mais conhecidos do violoncelo brasileiro farão, em março, uma turnê inédita pelo Estado fluminense, percorrendo várias cidades com um nobre propósito: homenagear jovens e renomados compositores brasileiros vivos. Já neste domingo, 7, tem show.

Formado por Paulo e Ricardo Santoro, o Duo Santoro apresentará o concerto “O Compositor é vivo!”, que traz, entre outras composições, as estreias mundiais de obras de Francis Hime, Ernani Aguiar e Marcos Lucas.

“Apresentaremos um pequeno panorama do que é produzido atualmente na literatura brasileira para dois violoncelos com obras que valorizam a vida e a nossa cultura”, destaca Paulo. Ricardo Santoro também ressalta a importância deste concerto, “mostrando o que há de melhor na música brasileira: compositor e intérprete brasileiros trabalhando lado a lado para levar um momento de paz e de alegria neste momento tão difícil pelo qual o mundo está passando”.

Considerado pelo jornal O Globo como “um dos maiores sucessos da música erudita brasileira”, o Duo Santoro é, desde a sua estreia em 1990, o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros dedicando importantes obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Nestor de Hollanda, Tim Rescala, André Mehmari etc. São Mestres pela UFRJ e pela UNIRIO e pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Nas comemorações de seus 20 anos, em 2010, se apresentaram em todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no Carnegie Hall de Nova York. Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e, em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, dedicado à música brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo de São Paulo. Em 2018, se apresentaram no Teatro Real de Córdoba (Argentina) e gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto “Duplum” de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.

Vejaa programação:

VASSOURAS/RJ
Dia: 07/03 – Domingo
Horário: 16h
Local: auditório do PIM
*capacidade do local está limitada a 50 lugares.
Entrada Gratuita
Reserve seu ingresso através do portal da Sympla.

NITERÓI/RJ
Dia 14/03 – Domingo
Horário: 17h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
*capacidade do local está limitada a 148 lugares.
Ingressos: R$10,00 (inteira)
Vendas através do portal da Sympla a partir do dia 04/03.

RIO DE JANEIRO/RJ
Dia 16/03 – Terça-feira
Horário: 20h
Local: YouTube/duosantoro
Acesso Gratuito

ARARUAMA/RJ
Dia 19/03 – Sexta-feira
Horário: 20h
Local: Primeira Igreja Batista em Araruama (Av. Getúlio Vargas, 900 – Centro)
*capacidade do local está limitada a 300 lugares.
Entrada Gratuita/Reserve seu ingresso através do portal da Sympla.

TERESÓPOLIS/RJ
Série Musical Virtual Concertos de Gala 2021
Dia 20/03 – Sábado
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Feso Pro Arte
Local: https://www.youtube.com/UNIFESO_feso
Gratuito/Concerto livre para todos os públicos

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2021 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente