Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Eleito presidente uruguaio, Tabaré pede ao povo que não o deixe só

Publicado

Foto/Imagem:


O socialista Tabaré Vázquez, que neste domingo ganhou o segundo turno das eleições no Uruguai, pediu a seus compatriotas que não o deixem só no futuro Governo e que o advirtam se houver erros no caminho.

“Vamos governar com vocês, não queremos que nos sigam, queremos que nos guiem. Não nos deixem sós”, pediu Vázquez a uma inflamada multidão de seguidores da coalizão de esquerda Frente Ampla (FA), que se concentrou no centro de Montevidéu para comemorar a vitória.

“Se formos bem esperamos que nos digam, mas se formos mal queremos que nos ajudem a corrigir o rumo”, acrescentou Vázquez, de 74 anos, médico oncologista de profissão e que já foi presidente do Uruguai entre 2005 e 2010.

Com 44,2% do total de seções apuradas, Vázquez soma 512.560 votos contra 431.539 do candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou.

Após assegurar que governará a partir de 1º de março para todos os uruguaios, tanto os que votaram nele como os que não, o presidente eleito pediu a seus compatriotas que lhe “exijam a cada dia” para “realizar o projeto” do FA.

Teve uma lembrança para os “milhares de uruguaios” que vivem no exterior e exortou a que todos eles “festejem” porque a vitória “é de todos”.

O líder da esquerda assinalou, além disso, o “orgulho” que sente com “a mostra de amor pela democracia, pelo respeito e pela tolerância” com que o país viveu a jornada, “independentemente da cor política de cada um”.

“Vamos cumprir até a última vírgula do programa do FA. Dentro da Constituição e da lei tudo; fora, nada”, afirmou.

Vázquez se comprometeu com a multidão fazer “o máximo esforço possível” para “não decepcionar” e a “trabalhar a cada dia” para “que os uruguaios vivam cada vez melhor”.

“Com o apoio de vocês vamos conseguir”, afirmou o presidente eleito, que assumirá o cargo no lugar do atual líder, seu correligionário José Mujica.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade