Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Eliminar parede transforma área social compacta

Foto/Divulgação
Thiago Lasco

O que fazer quando o primeiro lar cabe no orçamento, mas não a decoração dos sonhos? Pois foi este o desafio enfrentado pela arquiteta Tatiane Waileman quando se viu à frente de um apartamento compacto, com 72 m² na Vila Mascote, de propriedade de um jovem casal paulistano.

“Ainda que a sala de estar comportasse apenas um sofá de dois lugares, eles queriam desfrutar de um espaço amplo, onde pudessem receber seus convidados de forma confortável. Mas a planta original tinha uma área social muito compartimentada”, lembra a arquiteta.

Assim, não restou à profissional outra alternativa que derrubar as paredes que separavam varanda, estar e cozinha. “Isso criou um ambiente único, com maior luminosidade e ventilação. As persianas embutidas no forro da varanda controlam a quantidade de luz e as janelas podem ficar sempre abertas”, explica ela.

Dentro desta nova ocupação, a cozinha ganhou status de estrela do projeto e recebeu uma coluna revestida de ladrilhos hidráulicos, com vistosos grafismos que remetem ao trabalho do artista Athos Bulcão e virou alvo dos elogios de todos os visitantes. Já a facilidade de operação no espaço foi garantida por duas espaçosas bancadas de trabalho e também por nichos criados na própria coluna.

“Eles servem para guardar acessórios de cozinha, como colheres, tábuas e livros, mas também para acomodar pequenos vasos de plantas decorativas ou temperos”, comenta Tatiane.

Feitas as contas, o resultado final atendeu a todas as premissas propostas pelo casal. “Eles queriam um ambiente moderno, claro e iluminado. E que ainda fosse atemporal, para eles não enjoarem com o passar do tempo. Acho que chegamos lá”, comemora a arquiteta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente