Curta nossa página


prioridade às picapes e SUV's

Em 2019 Argentina encerra a produção do Ford Focus

Publicado

Autor/Imagem:
Genesco Benatto, Edição

A Ford vai encerrar a produção do Focus na Argentina. O modelo, oferecido nas versões hatch e sedã, deixará de ser produzido na fábrica de Pacheco em maio de 2019.

Segundo informações da empresa, o Focus sairá de linha por causa da queda nas vendas. O crescente interesse do consumidor por SUVs e picapes é apontado como um dos principais motivos para o fim de linha de vários produtos.

A própria Ford já havia anunciado o fim do Focus e da minivan C-Max nos EUA. O objetivo, assim como ocorre na América Latina, é priorizar a produção de SUVs e picapes.

Aliás, com a saída de cena do Focus, apenas a Ranger continuará sendo feita em Pacheco. A Ford informa que estuda a produção de novos veículos na Argentina, sem citar detalhes.

A fabricante norte-americana vem trabalhando para reduzir o número de plataformas de seus carros. Apenas o programa One Ford reduziu de 30 para nove o número de bases, mas nem mesmo isso tem sido suficiente para garantir as margens de lucro desejadas pela empresa.

Nem mesmo o cinquentão Mustang deve escapar do fenômeno da “suverização”. Há cerca de um mês a Ford revelou que prepara um SUV inédito inspirado no cupê esportivo.

No Brasil, o Focus, assim como outros modelos médios, vêm perdendo espaço para os utilitários-esportivos. Os hatches são os mais afetados. Em 2008 foram vendidas, de janeiro a setembro, quase 10 mil unidades do hatch Focus. Cinco anos depois, em 2013, no auge de um dos melhores períodos de vendas de veículos novos do País, a Ford emplacou 16.700 h no mesmo período. Neste ano, por sua vez, as vendas do hatch da Ford não chegam a 2.500 unidades de primeiro de janeiro até agora.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.