Curta nossa página


Santa Catarina já conta 16 mil desalojados; rios transbordam

Publicado

Autor/Imagem:


As chuvas que castigam Santa Catarina neste final de semana já deixaram 16 mil pessoas desalojadas em 22 municípios atingidos. Os números fazem parte do levantamento divulgado pela Defesa Civil do Estado por volta das 21h deste domingo. A cidade que registrou maior volume de chuva foi Corupá, no norte: 350 milímetros.

“Foi uma enchente pequena e rápida”, disse o governador Raimundo Colombo durante coletiva neste domingo. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratell, destacou que somente após as águas baixarem será possível finalizar o levantamento sobre os danos na região norte de Santa Catarina.

A prefeitura municipal de Blumenau (SC) informou na noite deste domingo que o nível do rio Itajaí Açú pode atingir 10 metros acima do nível durante a madrugada de segunda-feira. Atingindo esse nível, 80 ruas pode ser alagadas em vários bairros da cidade.

A previsão, divulgada pelo Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau, mostrou que o nível do rio chegou aos 9,26 metros às 22h deste domingo, o que representou elevação de 28 centímetros em relação à medição anterior.

Segundo o órgão, o rio pode chegar aos 10 metros na madrugada, mas como as chuvas deram uma trégua na região, a perspectiva é a de que a situação se estabilize na segunda. A rua 1º de Janeiro é a primeira a registrar alagamentos em Blumenau, quando o rio atinge a marca de 7,65 metros.

O prefeito Napoleão Bernardes fez uma reunião de emergência com o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) para avaliar a situação. Ficou decidido que escolas e creches não funcionarão durante a manhã.

O diretor da Defesa Civil Telmo Duarte informou que foram registradas 16 ocorrências de deslizamentos de terra durante o final de semana. Nove abrigos permanecem ativados na cidade.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.