Curta nossa página


Fechando o cerco

Empresários cobram de Bolsonaro ação contra Covid

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

O PIB brasileiro decidiu se unir e colocar a boca no trombone. Sotou o verbo e cobrou medidas imediatas e enérgicas do governo no combate ao novo coronavírus. Banqueiros e grandes empresários são signatários de uma carta exigindo medidas medidas mais robustas para combater a pandemia de Covid que assola o mundo e no qual o Brasil é um dos países mais castigados. De imediato, o grupo pede o lockdown e uma ação nacional coordenada para estancar o quadro de deterioração que o país vive.

“A controvérsia em torno dos impactos econômicos do distanciamento social reflete o falso dilema entre salvar vidas e garantir o sustento da população vulnerável”, diz a extensa carta endossada pelos especialistas.

A categoria alerta que “dados preliminares de óbitos e desempenho econômico sugerem que os países com pior desempenho econômico tiveram mais óbitos de covid-19. A experiência mostrou que mesmo países que optaram inicialmente por evitar o lockdown terminaram por adotá-lo, em formas variadas, diante do agravamento da pandemia”.

A falta de confiança e a imprevisibilidade da situação da saúde no Brasil atrasa a recuperação econômica, reforça o texto. “Logo, não é razoável esperar a recuperação da atividade econômica em uma epidemia descontrolada.” Programas de apoio a vulneráveis se fazem necessário neste momento, e o auxílio emergencial é mencionado com um apoio importante ao qual se recorreu no ano passado. “Enquanto a pandemia perdurar, medidas que apoiem os mais vulneráveis, como o auxílio emergencial, se fazem necessárias.”

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.