Curta nossa página


Bye 'proibidão'

Entenda como funciona a psicologia reversa

Publicado

Autor/Imagem:
Amanda Magliaro

Já ouviu aquela frase: “Tudo que é proibido é mais gostoso”? Você já sentiu vontade de fazer exatamente o contrário do que os avisos de boa conduta diziam? Pois é, sinto dizer, mas você estava sob os efeitos da psicologia reversa.

O princípio da psicologia reversa é a liberdade. Nós temos uma necessidade muito grande de nos sentirmos livres, e sentir que nosso livre arbítrio está completamente operante.

A grande questão é: muitas pessoas, sabendo do funcionamento da psicologia reversa, tentam usar isso para manipular as pessoas ao seu redor. Você se lembra de quando era pequeno, e sua mãe dizia algo como “Você não pode comer isso”, e você fazia exatamente o contrário?

Agora, você finalmente sabe o motivo para ter começado a gostar de brócolis! A psicologia reversa nada mais é do que sentir nossa liberdade ameaçada, e ter o desejo de fazer exatamente o contrário visando reafirmar o nosso poder sobre nossas ações!

É claro que esse artifício tende a funcionar mais com crianças na faixa de 2 a 4 anos, pois elas não têm o sistema cognitivo tão desenvolvido a ponto de entender que há alguém tentando manipular seus pensamentos. Contudo, após os 4 anos, a criança já passa a ter mais personalidade, e começa a entender os jogos psicológicos dos adultos.

Outro fato interessante é que a psicologia reversa tende a funcionar melhor em pessoas teimosas, irritadas e emotivas demais, pois elas tem uma vontade maior de provar seu valor, já as pessoas mais tranquilas e complacentes não caem tanto na armadilha.

Agora que você sabe como tudo que é “proibidão” mexe com a sua cabeça, preste mais atenção quando se comunicar com os outros: às vezes, tem alguém brincando com suas emoções, e você nem está sabendo. E, claro, sinta-se à vontade para tentar a sorte ao manipular alguém — ainda que não recomendemos isso!

Ninguém merece tentar convencer uma criança a comer todos os vegetais, não é mesmo? Mas, no fim, é uma pena que essa técnica não funcione com outros animais, seria incrível ensinar os cachorros a fazerem xixi no lugar certo com a psicologia reversa…

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.