Curta nossa página


Havia vida?

ESA compartilha foto detalhada do ‘Labirinto da Noite’ de Marte

Publicado

Autor/Imagem:
Malu Oliveira, Edição/Via Empório Comunicação - Foto Divulgação

Em Marte existe uma região conhecida como Noctis Labyrinthus ou “labirinto da noite”. Encontra-se na extremidade ocidental de um sistema de desfiladeiros denominado Valles Marineris, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

No outono de 2023, a ESA introduziu pela primeira vez um filme fly-over do labirinto usando dados da sua Mars Express, que orbita Marte desde dezembro de 2003. Esses mesmos dados foram usados ​​para criar uma imagem grande e detalhada do labirinto que eles lançaram na semana passada.

O “labirinto noturno” de Marte está repleto de enormes deslizamentos de terra, extensas dunas de areia sopradas pelo vento e desfiladeiros que se cruzam que medem até 30 quilômetros (19 milhas) de largura e 6 quilômetros (4 milhas) de profundidade. Toda a área também tem cerca de 1.190 quilómetros (740 milhas) de comprimento, de acordo com a ESA, e encontra-se entre o centro vulcânico de Tharsis e a borda ocidental de Calles Marineris.

O vulcanismo na região de Tharsis parece ter erodido ao acaso grandes pedaços de solo, embora o solo original possa ser visto no topo dos planaltos. E também há sinais de sais hidratados e minerais argilosos no labirinto, que mostram que a água já esteve presente, diz a ESA.

A Mars Express fornece imagens do Planeta Vermelho há quase 20 anos. E forneceu provas aos investigadores de que os MAs já tiveram as condições ambientais adequadas para sustentar a vida.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.