Curta nossa página


Mundo em ebulição

Escassez de água abrirá caminho para mais guerras

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

Embora os conflitos por recursos naturais não sejam novidade, parece que as disputas sobre um determinado bem podem levar a consequências catastróficas, como revoltas civis e “guerra nuclear”, de acordo com o Daily Express – e, surpreendentemente, não se trata de petróleo.

Citando os dados do Pacific Institute, o meio de comunicação observa que cerca de 200 conflitos violentos relacionados à água ocorreram nos últimos três anos, enquanto nosso “planeta em aquecimento” testemunha “chuvas mais irregulares e secas severas”.

Enquanto isso, Dario Soto Abril, Secretário Executivo da Global Water Partnership, alertou que “a segurança hídrica é uma questão essencial da segurança nacional”.

“Não ter segurança hídrica cria incerteza econômica porque a água está ligada à agricultura e manufatura”, disse ele. “Assim, a falta de água reduziria o consumo econômico do país ou da região.

Observando que a falta de água pode levar à instabilidade de um país e até mesmo a “revoltas civis que vão gerar conflitos” dentro desse país, Abril acrescentou que a escassez de água pode levar pessoas a migrar para os Estados Unidos ou para a Europa.

“Se as pessoas não tiverem segurança hídrica na região, provavelmente virão para a Europa ou os EUA”, disse ele. “Essa é outra razão pela qual a segurança hídrica está ligada à segurança nacional.”

Ele também alertou que “sempre há o potencial de os países armarem a água, sempre há a tensão”.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.