Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Escudo contra tempestade solar gera som alienígena

Bartô Granja, Edição

Pela primeira vez na história foi registrado o ‘som’ produzido por partículas eletricamente carregadas da atmosfera do Sol, à medida que se aproximam do campo magnético protetor da Terra durante uma tempestade solar.

A gravação foi possível graças às sondas da missão Cluster II da ESA – uma formação de quatro naves em órbita elíptica ao redor do nosso planeta que estão envolvidas em pesquisas magnetosféricas há quase duas décadas e a pesquisadores na Terra.

Os ‘sons’ apresentados no clipe foram gerados em 2003 e 2005, quando as sondas Cluster II capturaram o momento em que as partículas solares atingiram o campo magnético da Terra durante o ataque do clima espacial.

As frequências das ondas magnéticas foram mais recentemente transformadas em sinais sonoros, que a ESA descreveu como “uma música estranha que pode recordar mais os efeitos sonoros de um filme de ficção científica do que um fenômeno natural”.

Ouça o áudio:

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente