Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Adeus sede

Esponja especial absorve água que está solta no ar

Publicado

Foto/Imagem:
Deexa Khanduri/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um grupo de cientistas da China desenvolveu uma esponja de alta tecnologia e baixo custo que pode sugar água potável do ar, informou o South China Morning Post.

O material pode ser usado a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, para coleta de água atmosférica (AWH), e os cientistas afirmam que isso pode ser eficiente no “contexto de escassez global de água”.

A equipe de inovação é liderada pelo cientista Tian Ye, professor associado da Northeastern University em Liaoning.

O estudo publicado na revista ACS revisada por pares no início deste mês diz: “Empregamos uma estratégia inovadora de espuma de poros e secagem a vácuo para fabricar um hidrogel macroporoso racionalmente. O hidrogel é dotado de uma estrutura macroporosa e uma alta área de superfície específica, permitindo contato suficiente do sorvente interno com o ar externo e AWH de alto desempenho.”

De acordo com o site, 1 kg do material de alta tecnologia pode absorver até 2,5 kg de água em um dia ao ar livre, quantidade que pode atender ao requisito mínimo de água de uma pessoa. Lyu Tong, o primeiro autor do artigo, disse que a “inovação inesperada foi feita por acidente”.

“Eu estava tentando substituir o cloreto de cálcio (CaCl2) por cloreto de lítio (LiCl) na preparação do hidrogel para verificar o que acontece. As gotas de cloreto de lítio dentro do hidrogel ficam descongeladas a menos de 70 graus Celsius, criando bolhas dentro das gotículas que estouram e criam a estrutura macroporosa”, disse Tong.

Publicidade
Publicidade