Curta nossa página


Kiev

Esqueletos adornados encontrados em cemitério de mil anos

Publicado

Autor/Imagem:
Mary Manley/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um cemitério de mil anos – localizado a cerca de 80 quilômetros ao sul de Kiev – revelou mais de 107 esqueletos que foram enterrados com anéis no pescoço e baldes nos pés. Acredita-se que a vala comum seja um ponto da era pagã e fornece aos pesquisadores uma visão melhor da Idade das Trevas.

A escavação do cemitério também revelou machados, espadas, lanças, joias, pulseiras, miçangas e restos de oferendas de alimentos, como cascas de ovos e ossos de galinha.

As armas são típicas da Rússia de Kiev e do nordeste da Europa, afirmam os pesquisadores Vsevolod Ivakin e Vyacheslav Baranov, que lideraram a escavação.

Os dois apresentaram suas descobertas na reunião anual do Instituto Arqueológico da América, em Chicago, no início de janeiro, de acordo com um relatório.

Segundo os investigadores, o cemitério incluía homens e mulheres e “a maior parte dos sepultamentos identificados foram depositados em caixões de madeira”.

Embora alguns dos homens parecessem ter sido enterrados com armas, algumas das mulheres foram encontradas com elaborados anéis no pescoço que podem ter funcionado como um marcador social.

Alguns dos restos mortais também foram encontrados com baldes de madeira aos pés, o que poderia ter feito parte de rituais funerários, e foram encontrados em sepulturas nesta região.

“Outros elementos, como baldes de duas sepulturas masculinas de Ostriv, também foram encontrados na cremação prussiana do século XI e nos cemitérios de inumação das elites militares da Pomerânia e da Masóvia”, disseram os pesquisadores.

Um altar de pedra também foi encontrado no local e poderia ter sido usado para rituais cristãos primitivos ou rituais pagãos. Na altura da utilização deste cemitério, a população da região estava passando por uma conversão ao cristianismo, que remonta ao batismo de Vladimir, o Grande, por volta de 987, antes do seu casamento com Ana, irmã do imperador bizantino Basílio II.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.