Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Gelo e areia

Estudo desfaz mistério da geada invisível de Marte

Publicado

Foto/Imagem:
Alexandra Kashinira/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Os cientistas descobriram por que a geada na superfície de Marte não pode ser vista a olho nu e o que causa os deslizamentos de terra de quilômetros de extensão do planeta. Um estudo publicado no Journal of Geophysical Research: Planets, indica que o planeta é coberto pela manhã com uma fina camada de gelo seco, que evapora instantaneamente devido a mudanças bruscas de temperatura.

Anteriormente, os astrofísicos supunham que poderia haver gelo comum sob as áreas examinadas, mas depois chegaram à conclusão de que no equador, ao contrário dos polos de Marte, é formada a chamada geada suja – geada de gelo seco misturada com grãos finos de poeira.

Essa conclusão levou a equipe de pesquisa a outra ideia: os muitos quilômetros de avalanches de poeira ao longo das encostas marcianas, que criam longas sombras negras, que confundem os observadores, são causados ​​pela rápida evaporação do gelo seco e, como resultado, pelo afrouxamento do solo. A teoria foi confirmada depois que cientistas compararam mapas de deslizamentos de terra com a localização de locais com geadas matinais.

Publicidade
Publicidade