Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Estudo desvenda mistério das rochas que se mexem em lago seco



Por mais de 50 anos, cientistas estudaram a possibilidade de rochas se moverem sobre um lago seco na Califórnia, nos Estados Unidos.

Recentemente, pesquisadores gravaram a primeira observação de pedras se mexendo usando câmeras de time-lapse, de acordo com informações do site The Blaze.

Os pesquisadores acreditavam que as “wandering stones” (pedras errantes) encontradas na Racetrack Playa, no Vale da Morte, se moviam em função de ventos fortes, água ou gelo.

Foi descoberto, no entanto, que o movimento das rochas ocorre quando a camada de gelo que cobre a superfície do local começa a derreter com o sol no final da manhã, seguido por ventos fracos.

Os cientistas testemunharam as pedras se movendo em dezembro do ano passado, quando instalaram o equipamento. Na época, o lago estava coberto de gelo. Depois de alguns dias, o gelo começou a derreter.

Como o movimento ocorre em ritmo completamente lento, não pode ser visto a olho nu.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente