Curta nossa página


Os suicidas

Evite ansiedade na Lua Cheia e continue vivo

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto Reprodução

Quer queiramos ou não, todo mês temos uma Lua Cheia. E há muito se sugere que esse fenômenos do nosso satélite pode desencadear mudanças misteriosas nas pessoas. Agora uma nova pesquisa de psiquiatras americanos mostra que é mais do que apenas uma suspeita: o risco de suicídio aumenta durante essa mudança lunar, de acordo com um artigo publicado por psiquiatras da Escola de Medicina da Universidade de Indiana.

A equipe de pesquisa liderada por Alexander Niculescu, examinou os dados sobre suicídios do escritório do legista do condado de Marion e comparou as informações com as fases lunares. “Queríamos analisar a hipótese de que os suicídios aumentam durante o período das luas cheias e determinar se os pacientes de alto risco devem ser acompanhados mais de perto durante esses períodos”, disse Niculescu.

A análise mostrou que a taxa de suicídio aumentou significativamente durante a semana de Lua Cheia, sendo as pessoas com mais de 55 anos as mais afetadas. Além disso, as pessoas têm maior probabilidade de cometer suicídio em setembro e entre 15h e 16h.

No entanto, os cientistas não encontraram apenas algumas correlações estranhas, eles ofereceram uma explicação plausível para esse fenômeno, atribuindo-o ao conceito de ritmos circadianos – nosso relógio biológico interno. Esses ritmos estão ligados à luz ambiente, por isso preferimos dormir quando está escuro.

A Lua Cheia produz mais luz do que em qualquer outra fase, e acontece quando deveria haver pouca ou nenhuma luz. Isso cria estresse adicional, e é por isso que uma pessoa sob qualquer tipo de estresse ou pressão pode decidir cometer suicídio. No entanto, os pesquisadores enfatizaram que essa hipótese convincente deve ser cuidadosamente avaliada e verificada novamente.

“O efeito da luz ambiente e dos relógios biológicos no suicídio precisa ser estudado mais de perto, juntamente com a forma como as pessoas dormem e sua exposição à luz… Mudanças na luz podem afetar pessoas vulneráveis, em conjunto com outros fatores de risco”, afirmou Niculescu.

A explicação para o aumento das taxas de suicídio no mês da Lua Cheia entre 15h e 16h é mais vaga e os cientistas não têm respostas diretas. Eles alegam que isso pode estar relacionado ao estresse intradiário, estresse devido ao fim da temporada de férias no verão, transtornos mentais sazonais e vários outros motivos.

“Nosso trabalho mostra que a lua cheia, o outono e o final da tarde são janelas temporais de maior risco de suicídio, principalmente em indivíduos que sofrem de depressão ou transtornos por uso de álcool”, acrescentou Niculescu, expressando a esperança de examinar no futuro se a exposição a as telas à noite aumentam as tendências suicidas nas pessoas.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.