Curta nossa página


Ex-assessor palaciano é condenado por mudar perfis de jornalistas na internet

Publicado

Autor/Imagem:


O ex-chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Planejamento Luiz Alberto Marques Vieira Filho terá de prestar serviços à comunidade no Hospital Regional da Asa Sul durante dez meses. A aplicação da medida é resultado de uma queixa-crime dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, do Grupo Globo, depois que Vieira Filho alterou indevidamente, de dentro do Palácio do Planalto, o perfil dos dois jornalistas no Wikipédia.

De acordo com a sentença, serão 200 horas de prestação de serviço no centro hospitalar a partir de 26 de agosto. As ações cíveis ajuizadas por Sardenberg e Miriam Leitão contra o funcionário público continuam a correr na Justiça.

Em 8 de agosto de 2014 o jornal “O Globo” publicou reportagem mostrando que um computador conectado à rede do Palácio do Planalto modificou os perfis dos jornalistas na Wikipédia para incluir críticas aos profissionais. Os dois são colunistas e comentaristas da TV Globo, do jornal “O Globo” e da rádio CBN.

Diante do episódio, inicialmente o governo afirmou que era “impossível” identificar os responsáveis pelas críticas. Depois, a presidente Dilma Rousseff determinou a abertura de uma sindicância para tentar identificar os responsáveis pela edição. O resultado foi divulgado em 11 de setembro de 2014. Segundo o governo, na época em que ocorreram as modificações nos perfis dos dois jornalistas, Vieira Filho exercia cargo de assessor da Secretaria de Relações Institucionais.

O Executivo informou que durante as investigações o servidor assumiu a autoria das alterações e pediu exoneração do cargo de chefia que exercia no Planejamento. Na época, o governo afirmou que Vieira Filho seria alvo de um processo administrativo disciplinar (PAD) mesmo após a exoneração.

A Wikipédia é uma enciclopédia virtual e gratuita alimentada por colaborações de usuários da internet. Atualmente, o site mantido pela Fundação Wikimedia possui mais de 30 milhões de artigos, dos quais cerca de 834 mil na língua portuguesa.

Qualquer pessoa pode alterar o conteúdo desses artigos. O registro de edições é armazenado na Wikipédia a partir do endereço de IP do dispositivo responsável pela mudança, que nada mais é do que um número de identificação atribuído a cada aparelho conectado à internet.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.